São Marcos - RS - Prefeitura Municipal

 




Emancipação - 09 de outubro de 1963 (Lei 4.576)

Aspectos Históricos – Em 1864, Antônio Machado de Souza, tendo concebido a idéia de abrir uma estrada que ligasse Montenegro a São Francisco de Paula, subiu a encosta do planalto, realizando numa viagem perigosa encontrando freqüentes testemunhos de índios que habitavam a região. Antônio Machado atingiu as “Campinas verdes de São Francisco de Paula de cima da Serra, lá pelo rincão de São Marcos, no fundo da invernada então pertencente ao senhor Oliveira Pedroso”. Assim se deu a penetração no território que, mais tarde, se chamaria “São Marcos Dei Polachi”.

Em 1883, chegaram os primeiros imigrantes e, dois anos depois, organizava-se oficialmente a Comissão de Terras destinada a distribuir glebas aos recém-chegados e a orientá-los nas atividades que iriam desenvolver. Povoado por italianos, em 1885 e a seguir por poloneses, em 1891; também existem muitos portugueses (peões de fazenda, capatazes, ex-escravos, aventureiros e mesmo agricultores açorianos vindos de São Paulo), que aqui se estabeleceram. Os negros também marcam sua presença na formação do povo São-Marquense, na Linha Juá e Rincão dos Quilombos, próximo ao Rio da Mulada.Os primeiros imigrantes foram os Italianos e chegaram as margens do
Rio São Marcos e das Antas (localizado na Linha Riachuelo, onde fala-se o dialeto mais antigo do mundo. Margeando o Rio das Antas, dirigiram-se ao alto, na zona de Riachuelo, onde construíram o primeiro barracão da nova colônia, cujos escombros ainda hoje existem. Linha Humaitá, Linha Marechal Deodoro; e Linha Zambecari.

Pertencendo a São Francisco de Paula até 1921, anexou-se a Caxias do Sul neste ano. Entre os anos de 1917 a 1923 o município de Caxias do Sul construiu uma estrada ligando São Marcos (Pedras Brancas) com a sede. Vários agricultores se instalaram em Pedras Brancas e iniciou-se o ciclo da madeira neste local. A partir de 1930 aparecem os primeiros caminhões e os carreteiros são substituídos por estes. O transporte começa a engatinhar no distrito e determina a criação de nosso Município.

São Marcos é o mais novo Município da região da Uva e do Vinho, sendo considerado sala de visitas, já que suas terras são as primeiras a serem alcançadas pelos que vem do Norte do País, demandando a zona dos parreirais imensos que cobrem vales e coxilhas, oferecendo um dos mais belos espetáculos da natureza.

Formação Administrativa de São Marcos

O DISTRITO de São Marcos foi criado com a classificação de 6º Distrito, em 30 de Junho de 1921, suprimido em julho de 1924, foi anexado ao 2º distrito.Nas divisões administrativas de 1933 em diante, aparece sempre como distrito de CAXIAS, que pela Lei nº 720, de 29.12.1944, passou a se chamar CAXIAS DO SUL. Nos Censos de 1950 e 1960, figura como distrito de Caxias do Sul - RS. Finalmente ocorrendo sua emancipação em 09 de Outubro de 1963, pela Lei Estadual nº 4.576.

zgraf.net