Programa SESI Cozinha Brasil estará em São Marcos

22/08/2014

Preparar alimentos de maneira racional, econômica e sem desperdícios é uma forma de minimizar o problema da fome no Brasil. Partindo dessa premissa, o Conselho Nacional do SESI desenvolveu o Programa Cozinha Brasil ? Alimentação Inteligente, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o qual pretende mudar o comportamento da população no que se refere a hábitos alimentares e propiciar o aproveitamento integral dos alimentos.

Utilizando Unidades Móveis, adaptadas como cozinhas experimentais pedagógicas projetadas para ensinar, são realizados cursos para a população sobre como preparar alimentos de baixo custo e alto valor nutritivo, aproveitando os alimentos de forma integral, preferencialmente, com receitas que utilizam produtos da própria região, respeitando as diversidades culturais.

O objetivo é que cada pessoa treinada pelo Cozinha Brasil possa tornar-se um multiplicador, levando para as comunidades, para o lar e para a empresa os conhecimentos adquiridos acerca de uma alimentação inteligente.

Uma das cozinhas experimentais pedagógicas do Programa estará em São marcosde 01 a 04 de setembro, onde serão ministrados cursos para 3 turmas, com capacidade para 30 alunos cada. Os cursos acontecerão na Praça Dante Marcucci, nos horários das 8:30, 13:30 e 16:30. Serão quatro dias de curso onde os alunos receberão gratuitamente informações e instruções culinárias para prepararem uma alimentação mais saudável e com menos desperdício.

O curso é gratuito e, para se inscrever basta ser maior de 18 anos e apresentar o CPF e RG no momento da matrícula, que será realizada no local (Praça Dante Marcucci) meia hora antes do início de cada turma. Cada aluno receberá uma pasta, um livro de receitas e um certificado.

Os assuntos abordados serão: aproveitamento integral dos alimentos, higiene pessoal, métodos de higienizar os alimentos, maneiras de congelar e descongelar sem perder nutrientes, noções de educação alimentar, microbiologia e elaboração de lista de compras evitando desperdício e valorizando a renda.

Participe!