Campanha de doação de sangue

02/09/2014

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Marcos em parceria com o Hospital São João Bosco, o Consulado do Internacional local e com o Hemocs Caxias do Sul está realizando a segunda campanha de Doação de Sangue no ano de 2014. Será na próxima terça-feira, dia 09 de setembro, das 09h às 15h30, no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol.

A meta dos organizadores é ultrapassar as 79 bolsas coletadas na última Doação, realizada no dia 29 de abril deste ano. ?Tivemos um total de 106 inscritos, mas apenas 79 estavam aptos a doar?, destacou a diretora administrativa da SMS, Sandra Petry.

Estar apto a doar significa preencher requisitos básicos de saúde, como:
- Ter entre 18 e 67 anos (doadores com idade entre 16 e 17 anos são aceitos mediante a presença e autorização formal de pais e/ou responsável legal);
- Pesar mais de 50 kg;
- Não estar em jejum, porém evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
- Não fumar duas horas antes da doação;
- Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12h;
Mulheres podem doar sangue a cada três meses, não ultrapassando três doações anuais. Já os homens podem doar a cada dois meses, não excedendo quatro por ano.

Se você se enquadra como doador, ligue na Secretaria de Saúde ou no ESF Francisco Doncatto e agende sua doação. Os telefones são (54) 3291 2157 e 3291 6413, respectivamente. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.hemocentro.rs.gov.br.

Nathália Rech Magrin
Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde