Secretaria Municipal de Saúde na 2ª CIC Rural

18/09/2014

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Marcos, por meio do ESF São José e da Vigilância em Saúde esteve participando do 2º encontro CIC Rural 2014, realizado no último dia 13 de setembro, na Linha Tiradentes. Apesar do clima ameno, diversos agricultores compareceram ao evento e realizaram exames junto às enfermeiras, técnicas de enfermagem, médica e equipe da Vigilância. Ao todo, foram feitos 54 testes de glicose, 82 verificações de pressão arterial, 11 exames bucais com a dentista, 18 consultas médicas com a Dr.ª, 06 testes rápidos de HIV/Sífilis e solicitados 18 testes de colesterol para serem realizados na Secretaria de Saúde.

Às 14h, a cirurgiã dentista Marcia Correa palestrou sobre o tema ?Câncer de Boca, como preveni-lo?, como forma de alertar os presentes a manter uma melhor higiene bucal para impedir o câncer. Também esteve presente no local o mosquito da dengue distribuindo sementes de crotalária.

Saiba mais: Crotalária Juncea, combate natural a Dengue Com o plantio da Crotalária Juncea em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e, até mesmo, nas margens dos rios, ela atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Esta planta atrai a libélula que se alimenta de larvas de mosquitos, inclusive o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Fotos: divulgação SMS
Montagem: Nathália Magrin