Campanha de vacinação contra a Poliomielite e Seguimento do Sarampo

03/11/2014

De 8 a 28 de novembro acontecem as campanhas nacionais de vacinação contra a Poliomielite e de Seguimento contra o Sarampo, tendo como dias de divulgação e mobilização nacional 8 e 22 de novembro.

O objetivo da Campanha contra a Poliomielite é manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país, garantindo assim, a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. A utilização da vacina poliomielite oral favorece a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. No Brasil, desde 1990, não são registrados casos de poliomielite e em 1994 o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovirus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas.

A Campanha de Seguimento contra o Sarampo tem como objetivo resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária da vacinação contra sarampo e da rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país.

No Brasil, os últimos casos autóctones de sarampo ocorreram no ano 2000 e desde então, os casos registrados eram importados ou relacionados à importação. Entretanto, em 2013 e 2014, foram registrados 596 casos da doença no país, com maior concentração nos estados de Pernambuco (224) e Ceará (365). Em ambos os estados, as crianças até quatro anos 11 meses e 29 dias de idade foram as mais acometidas.

O público alvo da Campanha será crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos tendo um total de 1071 crianças em São Marcos. A meta da campanha é atingir 95% do total estimado.

Em São Marcos, a Campanha ocorrerá em todas as unidades de saúde (ESF São José, ESF Enio Doncatto, ESF Nicoletti, Posto de Saúde de Pedras Brancas e Centro de Saúde Nossa Senhora de Lourdes) no período de atendimento dos mesmos e nos dias D, 8 e 22/11 ? sábados- das 8h às 17h (O centro de Saúde não fechará ao meio dia).

É indispensável que todos os pais levem suas crianças, durante o período de campanha, para os postos de vacinação para que os profissionais possam avaliar o cartão de vacinação e, se necessário, recebam as vacinas. Informamos que a apresentação do cartão de vacinação é fundamental pois sem ele a criança não poderá receber as vacinas.

Lembramos que é somente com a vacinação homogênea que poderemos manter nosso país livre das doenças como Poliomielite e Sarampo. É importante que todos façam a sua parte nessa batalha.

Foto: internet/divulgação