Grupo de gestantes é disponibilizado gratuitamente pela SMS

14/11/2014

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Marcos realiza há mais de 15 anos o grupo de Pré-Natal com as gestantes do município. Os encontros são realizados sempre às terças-feiras, das 8h às 10h, sob coordenação da psicóloga Nair Fachin Alves, da enfermeira Gladis Eleonor Ballardin e do médico ginecologista Rogério Paganin. Por meio de oito encontros, as gestantes recebem todas as informações necessárias sobre as questões que envolvem a sua saúde e também a do bebê. Eventualmente, participam do grupo outros profissionais da Secretaria da Saúde, como, por exemplo, a nutricionista e a fisioterapeuta.

A psicóloga Nair Fachin Alves destaca a importância de se participar do grupo de gestantes e da realização de, no mínimo, seis consultas de Pré-Natal durante a gravidez. Participando do grupo, as gestantes têm direito a marcar as consultas sem precisar ficar na fila de espera.

Presenciar as reuniões é um direito de toda a gestante, sendo que para aquelas que trabalham é fornecido atestado de participação. Além das mães, o grupo é aberto a outros familiares.

Acompanhe os temas que são tratados em cada reunião do grupo de gestantes:
1º Encontro: Confecção do cartão da gestante
2º Encontro: 1º, 2º e 3º trimestres da gravidez (sinais e sintomas)
3º Encontro: Diferença entre parto normal e cesariana
4º Encontro: Preparação para amamentação
5º Encontro: Cuidados com o recém-nascido
6º Encontro: Problemas do recém-nascido
7º Encontro: Desenvolvimento Infantil
8º Encontro: Depressão Pós-Parto, encontro com os maridos e métodos de anti-concepção

Para participar as gestantes podem procurar a Secretaria de Saúde espontaneamente ou serem encaminhadas por médico ginecologista.

Nas fotos: Encontro realizado durante a Semana do Bebê (dia 11/11)
Fotos: Nathália Magrin