Vacine seu filho contra a poliomielite e o sarampo até o dia 28

24/11/2014

Até a próxima sexta-feira, dia 28 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Marcos estará realizando a Campanha contra a Poliomielite e o Sarampo. Você pode vacinar seu filho no Centro Municipal de Saúde Nossa Senhora de Lourdes e nos ESFs Pedras Brancas, São José, Doncatto e Nicoletti.

Desde 1990 o Brasil está livre do poliovírus, contudo, todas as ações deverão ser mantidas até que aconteça a certificação mundial da erradicação. Crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos deverão, obrigatoriamente, receber a vacina. A população alvo para a Campanha, em São Marcos, é de 1.009 crianças.

Com relação ao sarampo, devem ser vacinadas crianças maiores de um ano e menores de cinco. A Campanha tem como objetivo resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária da vacinação contra o sarampo e a rubéola. A população alvo para a Campanha, em São Marcos, é de 1.071 crianças.

Por que vacinar contra a pólio?
A poliomielite (também conhecida como paralisia infantil) é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à imobilidade parcial ou total dos membros inferiores. É causada por infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas.

Por que vacinar contra o sarampo?
Segundo dados do Ministério da Saúde, nos anos de 2013 e 2014 foram registrados 596 casos de sarampo no Brasil, sendo que a maior concentração foi nos estados de Pernambuco e Ceará.
O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas de que se tem notícia. Introduzido em um domicílio, o vírus irá infectar todas as pessoas que não tomaram a vacina e nem tiveram a doença. É importante que as crianças sejam vacinadas, pois pode haver complicações decorrentes da doença, como conjuntivite, pneumonia (que pode levar ao óbito) e infecções no ouvido (que podem levar a surdez).

Horário de atendimento para vacinação:
Centro de Saúde: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
No Posto Central, o horário será estendido na quinta-feira, dia 27 de novembro, até às 19h.
ESF Pedras Brancas: das 7h45 às 11h45 e das 13h às 16h
ESF São José: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30