Concluída a obra de alteamento da barragem que abastece São Marcos

16/12/2014

Foi concluída a obra de alteamento da barragem que abastece o município de São Marcos.

A Corsan começou as obras na represa, localizada em São Luiz, no início do ano e lá foram construídos muros de contenção para aumentar a capacidade do reservatório. A obra de alteamento da borda da represa, a construção de dois muros de contenção e a compra e instalação de uma nova adutora, foram anunciadas em janeiro, quando o Superintendente Regional, Sr. Alexander Pacico, apresentou os projetos da obra e assinou a ordem de serviço que liberava o início das obras.

O investimento previsto foi de R$ 927.614,34 na construção e R$ 485.928,00 na compra de canos de aço, totalizando R$ 1.413.542,34. Esta etapa da obra aumentará a capacidade de armazenamento da represa em aproximadamente 50%, elevando o volume de água de 164.740 m3 para 250.187 m3. Levando-se em consideração o volume de água tratada diariamente hoje, em São Marcos, que é de 4.000 m3/dia, o novo reservatório deve armazenar água suficiente para aproximadamente 62 dias, caso a barragem do Rio Ranchinho deixe de fornecer água.

O alteamento da represa tem como meta fornecer água suficiente para a população de São Marcos até o ano de 2040, onde a população estimada deverá ficar em torno de 35 mil habitantes.

Foto: Alex Rizzon