MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA A TOXOPLASMOSE

13/02/2015

A TOXOPLASMOSE É UMA DOENÇA PARASITÁRIA TRANSMITIDA POR UM PROTOZOÁRIO DENOMINADO TOXOPLASMA GONDII,QUE DETERMINA COMO SINTOMAS: FEBRE, DOR DE CABEÇA, DORES MUSCULARES, AUMENTO DOS GÂNGLIOS(INGUAS) E ERUPÇÕES NA PELE.
DE MODO GERAL ESTES SINTOMAS SE INSTALAM APÓS 10 A 23 DIAS DA INGESTÃO DO PARASITA.

SÃO MUITAS AS FONTES DE CONTAMINAÇÃO, AS MAIS COMUNS SÃO:
CARNES CRUAS OU MAL PASSADAS DE BOVINO, SUÍNO E OVINOS.
CONSUMO DE ALIMENTOS EXPOSTOS A ÀGUA CONTAMINADA POR FEZES DE ANIMAIS INFECTADOS. MANIPULACÀO DE ALIMENTOS APÓS CONTAMINAÇÃO DAS MÃOS COM FEZES DE FELINOS CONTAMINADOS OU CARNES CONTAMINADAS.

CICLO DE TRANSMISSÃO
OS GATOS ALBERGAM O PARASITA EM SEU INTESTINO. APENAS NOS FELINOS FOI DEMONSTRADA A EXCREC,ÃO DE OOCISTOS (OVOS) DO PARASITA.
O CICLO DO PARASITA TEM PASSAGEM PELO INTESTINO DOS OUTROS ANIMAIS:
ROEDORES,SUINOS,OVINOS,CAPRINOS,GALINHAS E PÁSSAROS (HOSPEDEIROS INTERMEDIÁRIOS.) TODOS PODEM SER PORTADORES DO ESTÁGIO INFECTANTE DO PARASITA.

OS CISTOS NA CARNE DE UM ANIMAL INFECTADO PERMANECEM INFECTANTES ENQUANTO A CARNE NÃO RECEBER TRATAMENTO TERMICO (COCÇÃO – ACIMA DE 65c OU CONGELAMENTO por 72h a MENOS 20c).

MAIOR RISCO
-GRÁVIDAS.
-IMUNOSSUPRIMIDOS: PACIENTES QUE TOMAM DROGAS QUE PROVOCAM BAIXA IMUNIDADE (CANCER, AIDS, TRANSPLANTADOS, ETC.).

RECOMENDAÇÕES
-OS GATOS DEVEM SOMENTE SER ALIMENTADOS COM ALIMENTOS SECOS, ENLATADOS OU FERVIDOS, E NÃO SE DEVE PERMITIR QUE OS MESMOS CAÇEM OU SE ALIMENTEM DE CARNIÇA.
-AS MÃOS DEVEM SER CUIDADOSAMENTE LAVADAS APÓS A MANIPULAÇÃO DE CARNE CRUA.
-AS MÃOS DEVEM SER CUIDADOSAMENTE LAVADAS APÓS MEXER COM A TERRA, UMA VEZ QUE PODE ESTAR CONTAMINADA POR FEZES DE GATO.
-AS FEZES E O MATERIAL USADO PARA FORRAR CAMA DOS GATOS DEVEM SER ELIMINADAS DIARIAMENTE.
-AS FEZES DEVEM SER ELIMINADAS EM VASOS SANITÁRIOS, QUEIMADAS.
- USAR LUVAS PARA MANUSEIO DE MATERIAL POTENCIALMENTE INFECTANTE (FEZES E CAIXAS DE AREIA).
- LAVAR CUIDADOSAMENTE LEGUMES, VERDURAS E FRUTAS VISANDO A REMOÇÃO MECANICA DE POSSÍVEIS OVOS DA SUPERFICIE (A UTILIZAÇAO DE HIPOCLORITO NÃO É EFICAZ PARA OVOS DE PARASITOS).
- AS CARNES DEVEM SER COMPLETAMENTE COZIDAS.
- A ÁGUA UTILIZADA PARA CONFECÇÃO DE ALIMENTOS DEVE SER POTÁVEL, TRATADA.
- ENTRE A TROCA DE ATIVIDADES NA COZINHA A LAVAGEM DE MÃOS É OBRIGATÓRIA EVITANDO DESTA FORM A CONTAMINAÇÃO CRUZADA ENTRE OS ALIMENTOS.
- EVITAR O CONSUMO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL (CARNES,LEITE,QUEIJO,OVOS) SEM INSPEÇÃO SANITÁRIA. MESMO NESTAS, MANTER A RECOMENDAÇAO DE COCÇÃO COMPLETA.
- NÃO EXISTE VACINA PARA ESTA PARASITOSE ATÉ O MOMENTO.
-AME SEU GATO E VIVA FELIZ!

NOTA SOBRE O SURTO
O MUNICÍPIO ESTÁ EM PLENA INVESTIGAÇÃO DE UM SURTO DE TOXOPLASMOSE. ATÉ O MOMENTO AINDA NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE IDENTIFICAR A FONTE DA CONTAMINAÇÃO. AS ENTREVISTAS SUGEREM MÚLTIPLAS FONTES DE CONTAMINAÇÃO. DE MODO QUE RECOMENDAMOS “CAUTELA” EM FAZER ACUSAÇÕES. NO MOMENTO OPORTUNO, TODOS TOMARÃO CIÊNCIA DA CONCLUSÃO.