Reunião tenta encontrar soluções para os animais abandonados em São Marcos

24/02/2015

Na tarde de ontem, dia 23, a Prefeita em Exercício Fabiana Dutra de Oliveira se reuniu com a Deputada Estadual Regina Becker Fortunati para debater e levantar possíveis soluções para os animais abandonados em nosso município.

Participaram do encontro o Promotor de Justiça Evandro Lobato Kalbach, o Promotor de Justiça de Flores da Cunha Stéfano Lobato Kalbach, a Secretária Municipal de Saúde Marieli Beatriz Soldatelli Sandri, o Secretário Municipal do Meio Ambiente Nelson Nascimento, além de representantes da SOPRAN de São Marcos e da Vigilância em Saúde.

Durante a reunião a Deputada apresentou a SEDA (Secretaria Especial dos Direitos dos Animais) de Porto Alegre, a qual desenvolve um trabalho direcionado a animais abandonados e vítimas de maus tratos que se encontram na capital do Estado. A SEDA trabalha com foco na informação dos donos e da população em geral, além de realizar a coleta e castração de animais.

A Deputada ressaltou a importância da Prefeitura neste trabalho, criando leis direcionadas à proteção animal e auxiliando na logística do processo. Para ela, as leis que definem o papel do cidadão no cuidado e trato com os animais é a primeira forma de conscientização da população.

A alta capacidade de procriação dos animais também foi um ponto debatido. Apesar de já ser uma prática no município, inclusive apoiada por repasse de verbas municipais, verificou-se que o aumento de números de castrações de animais seria a medida imediata a ser tomada para conter o número crescente de animais de rua. Foi levantada a possibilidade de se buscar recurso para uma unidade de castração móvel, um castramóvel, onde seriam realizados procedimentos diretamente em cada comunidade. Outra medida seria a criação de um centro comum para vários municípios da Serra Gaúcha e essa sugestão será apresentada em breve ao consórcio de municípios ao qual São Marcos faz parte.

Outra medida será a criação de uma comissão que ficará responsável por analisar e criar leis de defesa e proteção aos animais em nosso município.

Foto: Alex Rizzon