Escola Municipal Dom José Baréa participará do Deputado por um dia

05/03/2015

A Escola Municipal Dom José Baréa foi sorteada e participará do projeto da Câmara Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, denominado Deputado por um dia.

Criado pela Resolução nº 2.766, de 11 de maio de 1999, o Deputado Por Um Dia visa melhorar e estreitar a relação entre o Parlamento gaúcho e a classe estudantil. Para cada evento são sorteadas cinco escolas ou entidades da sociedade civil organizada que trabalhem com adolescentes. Cada escola/entidade será representada por 11 alunos, totalizando 55 Deputados por um Dia.

Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que será discutido, apreciado e votado em Sessão Plenária do Estudante, realizada no plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Neste dia, os jovens participam de uma programação envolvendo temas ligados a cidadania e, durante a preparação da Sessão Plenária do Estudante, uma equipe da Escola do Legislativo vai até o colégio sorteado para ministrar palestras com os seguinte temas: histórico do poder legislativo, organização política do Estado Brasileiro, a importância de fazer política e movimento estudantil, noções de processo e técnica legislativa, noções de funcionamento do Plenário.

No dia 30 de março, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Baréa receberá a presença de funcionários da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul para orientar os alunos sobre sua participação na 45ª edição do Deputado Por Um Dia. O evento acontecerá no dia 29 de junho, em Porto Alegre.