TOXOPLASMOSE: Secretaria de Saúde divulga lista com medicamentos fornecidos para tratamento de são-marquenses

13/03/2015

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje a relação de medicamentos para tratamento da toxoplasmose que estão sendo disponibilizados aos pacientes que estão em tratamento. Esta lista pode ser conferida abaixo (situação em 11/03/2015):

MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS PARA TRATAMENTO DA TOXOPLASMOSE EM SÃO MARCOS

ÁCIDO FOLÍNICO 15MG
Origem: SOMENTE MANIPULADO - 300cp: compra emergencial em Farmácia de Manipulação.
Estoque: Receita médica encaminhada à farmácia para manipular.
Indicação: Evitar anemia que os medicamentos para toxoplasmose podem causar.
Quantidade dispensada: 5 pacientes (60cp/paciente para 2 meses).

PIRIMETAMINA 25MG
Origem: 400cp: compra emergencial em Farmácia do Município.
Estoque: 100cp
Indicação: Tratamento da Toxoplasmose ocular. Usado em combinação com sulfadiazina.
Quantidade Dispensada: 4 pacientes (128cp por paciente para 2 meses).

SULFADIAZINA 500MG
Origem: 1.000cp: empréstimo Município de Vacaria, 500cp: empréstimo Município de Nova Araçá, 1.000cp: estoque municipal + compra emergencial em Farmácia do Município.
Estoque: 820cp
Indicação: Tratamento da Toxoplasmose ocular. Usado em combinação com pirimetamina.
Quantidade dispensada: 5 pacientes (480cp por paciente para 2 meses).

ESPIRAMICINA 1,5MUI
Origem: 368cp: Empréstimo Município de Nova Prata – RS, 400cp: doação Estado do RS.
Estoque: 96cp
Indicação: Toxoplasmose em gestantes.
Quantidade dispensada: 2 gestantes em tratamento contínuo (180cp/mês/gestante) e 1 não gestante.

Observações:
• A espiramicina será fornecida estritamente para uso em gestantes, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, sem exceções, conforme orientações da direção geral da Secretaria de Saúde do Estado.
• As duas gestantes com diagnóstico positivo para toxoplasmose, que procuraram a Assistência Farmacêutica do Município, receberam a medicação ESPIRAMICINA conforme prescrição médica. As demais medicações estão sendo dispensadas de acordo com a prescrição médica.
• O Estado do Rio Grande do Sul repassará para o Município, o medicamento ESPIRAMICINA para atender integralmente as duas gestantes. Para possíveis tratamentos novos, teremos apoio de Município vizinho que nos fornecerá o restante da medicação.