Semana Saúde na Escola 2015

07/05/2015

Entre os dias 27 e 30 de abril, aconteceu a Semana Saúde na Escola no município de São Marcos. As nutricionistas das Secretarias de Educação e Saúde, Ana Paula Michelon e Carina Susin, realizaram em algumas escolas atividades educativas que tiveram como tema a alimentação saudável. Conforme orientação do Ministério da Saúde, as atividades deveriam ocorrer apenas neste período; sendo assim, foram selecionadas algumas escolas municipais e estaduais para este ano. As ações tiveram como público-alvo estudantes dos 2º e 3º anos. A dinâmica procedeu da seguinte forma: foram entregues cartões com imagens de alimentos para os alunos e os mesmos deveriam classificá-los em saudáveis ou não-saudáveis. Com esta atividade foi possível perceber que os estudantes têm uma ideia razoável sobre a qualidade e a composição de alguns alimentos. Também foi feita outra dinâmica com os alunos de 5º, 6º, 7º e 8º anos em duas escolas estaduais, as quais já haviam solicitado atividades relacionadas à alimentação anteriormente. Com estas turmas foi desenvolvido um jogo de perguntas e respostas sobre o tema, abordando hábitos alimentares, patologias associadas à nutrição, qualidade dos alimentos, entre outros. Com esta atividade as profissionais notaram bom conhecimento dos alunos sobre o tema. Ainda neste ano, as nutricionistas pretendem realizar avaliação nutricional de todos os alunos das redes municipal e estadual do município, objetivando verificar os índices de obesidade, sobrepeso, eutrofia (peso adequado) e baixo peso dos estudantes do município.