Curso de Boas Práticas na Fabricação e Manipulação de Alimentos

28/08/2015

Nos dias 09 e 10/09/2015, acontece em parceria com Prefeitura Municipal, Sala do Empreendedor e SEBRAE mais um Curso de Boas Práticas na Fabricação e Manipulação de Alimentos. Local : Auditório Joaquim Grison, junto ao Centro Administrativo Investimento: R$ 100,00 p/CNPJ ou R$ 130,00 p/CPF Inscrições e maiores informações: Na Sala do Empreendedor, junto à Prefeitura, com Lucimar ou através do telefone 3291 9900. OBJETIVOS: O Curso fornece formação básica nas condições de higiene e manipulação de alimentos, visando a obtenção de produtos seguros à saúde, com custos mais baixos e processos padronizados. O curso proporcionará conhecimento técnico para produção do manual de boas práticas de fabricação ou manipulação de alimentos, documentos esse obrigatório e cobrado pela vigilância sanitária do município. Além disso, estes profissionais entenderão como é de fato a abordagem da fiscalização em uma inspeção sanitária. Atenção: Este curso atende ao Programa aprovado pelo Centro Estadual de Vigilância e Saúde – Divisão de Vigilância Sanitária – Setor de Alimentos – Portaria 542 de 2006. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Público alvo: Mesa: Serviços de alimentação que realizam atividade de manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte e exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo, tais como, cantinas, bufês, comissárias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e congêneres. Distribuição: minimercados e supermercados. Serão abordados quatro grupos: a) Contaminantes alimentares: grupos de microrganismos importantes em alimentos, parâmetros que influenciam a multiplicação dos microrganismos em alimentos. b) Doenças transmitidas por alimentos. c) Manipulação higiênica dos alimentos: Preparo, Porcionamento, Sobras, Coleta e guarda de amostras. d) Boas Práticas: Requisitos, Estrutura física, Controle de água, Controle de pragas, Controle da saúde do manipulador, Higiene e comportamento pessoal, Uniformes, Comportamento no trabalho, Higienização de superfícies, Lixo, Regra para visitantes, Controle de fornecedores e Pré-preparo.