PROGRAME-SE, O OUTUBRO ROSA VEM AI!

24/09/2015

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada a nível nacional no mês de outubro. É dirigida para a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Prefeitura de São Marcos, através da Secretaria de Saúde lança o cronograma de ações para o mês. Do dia 01 ao dia 09 de Outubro, teremos a exposição de quadros chamada ‘’ As decididas, mulheres que decidiram enfrentar o câncer de frente. ’’ A exposição ficará em vários locais do município, sendo eles: Do dia 01 ao dia 05, na Secretaria de Saúde, no dia 06 no ESF Eneo José Doncatto, no dia 07 na Prefeitura Municipal, no dia 08 no ESF São José e no dia 09 de outubro no ESF Industrial. No dia 07, acontecerá o ‘’ Dia D do Município ‘’ na Praça Dante Marcucci. No local, haverá várias atividades exames como o de colo de útero e de mama, teste rápido de HIV, sífilis e Hepatite, realização do exame HGT, medição de pressão arterial e avaliação nutricional com dicas da nutricionista Carina Susin, participação e mobilização da AAPECAN na prevenção de câncer, aula de ZUMBA com a Academia Alta Energia nos horários 10h e 16h, e alongamentos com o grupo de saúde preventiva às 9h e 14h. O horário de funcionamento das atividades será das 9h e às 11h e das 14h até 16h30min. Também no dia 07, haverá uma palestra ministrada pela Psicóloga Marina Carlin cujo tema é ‘’ Câncer de mama. A visão de quem vivencia o problema. ‘’ A parceria é entre a Secretaria de Saúde e AAPECAN (Associação de apoio a pessoas com câncer). Dos dias 19 a 30 de Outubro, será realizado o programa ‘’ Saúde vai ao interior na prevenção do câncer em mulheres’’. Será feita a realização de exames como o de colo de útero e mama, realização de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, conferência de pressão arterial e exame de HGT. Não deixe de participar, a prevenção e conscientização são muito importantes num diagnóstico eficaz.