São Marcos adere à mobilização do Movimento do Bolo

24/09/2015

O movimento do bolo é uma forma de mobilização que une os municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2015 as prefeituras deixarão de receber R$ 776 milhões, mas, os custos de energia elétrica, dos serviços gerais e combustível continuaram aumentando. Sem dinheiro, muitas prefeituras adotam medidas drásticas como turno único, corte de salários, e demissões de funcionários para economizar recursos. Todo o dinheiro dos impostos é dividido entre União, Estados e Municípios. Porém, as prefeituras ficam com uma fatia de apenas 18% (União, 57% e Estado, 25%) do bolo tributário. Ou seja, a cada R$ 100,00 produzidos aqui, apenas R$ 18,00 ficam na cidade. A intenção do movimento do bolo é trazer mais recursos para atender melhor os moradores de nossa cidade. Queremos os municípios fora da crise, por um novo Pacto Federativo que traga uma divisão mais justa. Já são mais de 470 municípios que aderiram ao movimento, sendo 94% do Estado. A Prefeitura Municipal de São Marcos fará parte deste movimento, amanhã, sexta-feira (25). Os servidores públicos farão uma paralisação das 10h até 11h e 50min, onde todos se concentrarão no auditório Joaquim Grison para uma palestra com a equipe da Secretaria da Fazenda, que falará sobre a situação do nosso município e as medidas a serem tomadas. Na parte da tarde desta Sexta-feira, o Prefeito Municipal Demétrio Carlos Lazzaretti participará de um Ato Político Regional no município de Veranópolis. Lembramos a todos que, os serviços na educação, saúde e coleta de lixo não paralisam. Os mesmos seguem funcionando normalmente durante o dia. A Prefeitura Municipal funcionará normalmente das 8h às 10h e à tarde das 13h as 17h40.