São Marcos declara situação de emergência devido a forte geada

29/09/2015

O município de São Marcos foi assolado pela formação de geada de grande intensidade nos dias 12 e 13 de setembro de 2015, evento climático até então nunca ocorrido nesta época do ano. O Prefeito Demétrio Carlos Lazzaretti assinou decreto de situação de emergência. Houve perdas profundas no setor agrícola, em virtude do adiantado estágio vegetativo que se encontravam as diversas culturas do município. A geada é um fenômeno atmosférico que provoca a morte de plantas e de suas partes (folhas, ramos, flores e frutos), devido à ocorrência de baixas temperaturas que acarretam o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não formação de gelo sobre as plantas. O levantamento foi feito pela EMATER e pela Secretaria de Agricultura de São Marcos.