Olhar no futuro e nos cidadãos São-Marquenses

08/10/2015

Na tarde da última quarta-feira (07) o PIM (Primeira Infância Melhor) realizou uma festa do dia da criança na AABB. O evento contou com a participação de 30 crianças, acompanhadas de suas mães. A criançada pôde se divertir e levar para casa brinquedos doados pelos alunos da escola infantil Pintando o Sete, uma forma de confraternização. O Lions Club e Leo Clube também contribuíram. “Agradecemos o Leo Clube e ao Lions por distribuir algodão doce para as crianças que participavam da festa e a escola infantil Pintando o Sete pelos brinquedos doados”, destaca Letícia Rizzon Pires, membro do Grupo Técnico Municipal. O PIM é um programa que busca melhorar a qualidade de vida das futuras mães e crianças com baixa renda. Atualmente 39 famílias são atendidas pelo órgão. Conta com uma equipe de “visitadores”, que visitam semanalmente as casas das famílias e fazem o acompanhamento desde a gestação até os cinco anos (idade em que a criança entra na escola). A psicóloga Eliana Chinelatto membro do GTM (Grupo Técnico Municipal) comenta sobre a importância desde acompanhamento. “É a fase mais importante no desenvolvimento da criança. No primeiro ano de vida é onde ocorre a formação da personalidade. É muito importante o trabalho das visitadoras, elas ajudam a melhorar o vínculo da mãe com a criança”, salientou Eliana. O grupo de profissionais do PIM é apoiado por três Secretarias Municipais: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Essas três secretarias trabalham em conjunto, formando o Grupo Técnico Municipal. Os atendimentos são feitos principalmente no bairro São José e proximidades, com apoio do ESF São José. O objetivo de todo esse trabalho e dedicação é ajudar as famílias com baixa renda, no desenvolvimento das crianças e no futuro do município. A mãe Angélica, de 24 anos, é uma das beneficiadas pelo programa. Ela destaca a influência das visitas na criação da sua filha Vitória. “Eu acho bom, a Vitória adora as visitas. As atividades são muito importantes”. A preocupação da Prefeitura Municipal é ajudar no desenvolvimento das crianças, criando oportunidades e espaços para que isso aconteça. A visitadora Juliana Rizzon comenta sobre a relevância de cada visita e como isso beneficia toda a família. “Passamos informações sobre gestação, desenvolvimento da criança. O que pode ser feito para ter um desenvolvimento saudável e atividades para mãe interagir com o bebê”, afirmou a agente social.