Mudanças no calendário de vacinação 2016

21/01/2016

O calendário de vacinação 2016 passou por algumas mudanças realizadas pelo Ministério da Saúde, que começaram a valer no início de janeiro. As modificações alteram doses nas vacinas contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite e o número e doses da vacina de HPV. A vacina contra Hepatite B, que tinha o limite de até 49 anos, passa a ser para todas as idades, inclusive idosos. Já a vacina de Hepatite A, deverá ser aplicada aos 15 meses de vida, e não mais aos 12 meses. Houve também a redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente para pneumonia, que a partir de agora será aplicada em duas doses, aos 2 e 4 meses, seguida de reforço preferencialmente aos 12 meses, mas poderá ser tomado até os 4 anos. A vacina contra papiloma vírus humano (HPV) também teve alteração. O esquema vacinal passa para duas doses, sendo que a menina deve receber a segunda seis meses após a primeira, deixando de ser necessária a administração da terceira dose. A vacina contra poliomielite aplicava sua terceira dose via oral, agora passa a ser injetável. A mudança é uma nova etapa para o uso exclusivo da vacina inativada (injetável) na prevenção contra a paralisia infantil, tendo em vista a proximidade da erradicação mundial da doença. Sobre a vacina meningocócica C (conjugada), que protege as crianças contra meningite causada pelo meningococo C. O reforço, que anteriormente era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicado aos 12 meses, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.