Campanha contra aedes se intensifica no país

08/02/2016

A campanha de combate ao mosquito aedes aegypti se intensificou por todo o país nos últimos dias, medidas estão sendo tomadas para dificulta a proliferação do mosquito. A colaboração da população é fundamental nesta jornada. Tudo que acumula água é considerado possível foco. Os ovos do aedes sobrevivem até um ano adormecidos em lugares secos, e ao primeiro toque com água eles eclodem. Por isso é importante manter vigilância em lugares que tiveram e podem ter água parada. Faça sua parte e colabore para a erradicação do ardes aegypti, abaixo algumas dicas: -Manter as caixas-d’água bem fechadas; -Lavar com água e sabão tonéis, galões ou depósitos de água e mantê-los bem fechados; -Limpar e remover folhas das calhas deixando-as sempre limpas; -Retirar água acumulada das lajes; -Desentupir ralos e mantê-los fechados ou com telas; -Colocar areia ou massa em cacos de vidro de muros; -Lavar plantas que acumulam água como as bromélias duas vezes por semana; -Preencher com serragem, cimento ou areia ocos das árvores e bambus; -Evitar utilizar pratos nas plantas, se desejar mantê-los, colocar areia até a borda dos pratos de plantas ou xaxins; -Tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana; -Retirar a água e lavar com sabão a bandeja externa da geladeira; -Lavar bem o suporte para garrafões de água mineral a cada troca; -Lavar vasilhas de animais com esponja ou bucha, sabão e água corrente, trocá-los uma vez por semana; -Manter aquários para peixes limpos e tampados ou telados; -Manter vasos sanitários limpos e deixar as tampas bem fechadas; -Guardar garrafas vazias e baldes de cabeça para baixo; -Jogar no lixo objetos que possam acumular água como: latas, tampas de garrafa, casca de ovo, copos descartáveis; -Manter a lixeira sempre bem tampada e os sacos plásticos bem fechados; -Fazer furos na parte inferior de lixeiras externas; -Descartar ou encaminhar para reciclagem os pneus velhos ou furá-los e guardá-los secos e em locais cobertos.