Ampliação do ESF São José foi inaugurado ontem (09)

11/04/2016

Na manhã de ontem (09) aconteceu a Inauguração da Ampliação do ESF São José. A unidade de saúde contava com 14 salas e agora passa a ter 19 repartimentos que garantem um atendimento com mais qualidade aos moradores da comunidade do bairro São José.

Entre as principais melhorias na estrutura do ESF São José, estão as adaptações feitas para receber pacientes com deficiência, uma rampa e um banheiro adaptado para deficientes físicos foram construídos, atendendo as exigências do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) do Ministério da Saúde.

A ampliação do prédio do ESF São José também trouxe mais comodidade para os profissionais que atuam na unidade, segundo a declaração da Coordenadora do ESF São José, Letícia Castilhos. “Anteriormente tínhamos um consultório médico e um consultório alternativo, onde era sala de administração, consultório da enfermeira, consultório da nutricionista, hoje, contamos com uma sala de administração, um consultório para a médica e um consultório alternativo para demais profissionais” comentou Leticia.

A Coordenadora do ESF São José também mencionou os avanços na estrutura para atendimento à população “Antes tínhamos uma sala de procedimentos onde se realizava todos os procedimentos, e era usado como farmácia, hoje temos duas salas de procedimentos e a farmácia separada na recepção. As salas se dividem em uma sala de inalação onde são feitas nebulizações e aplicação de medicamentos intramuscular e a outra sala para curativos e pacientes em observação”, explicou Leticia Castilhos.

Outro grande progresso foi a construção de um auditório para atendimentos coletivos e grupos de apoio, que antes, eram realizados na AABB, próximo a unidade. “Fizemos grupo de hiperdia (Acompanhamento de hipertensos e diabéticos), entrega de medicação, verificação de pressão, pré-natal, grupo Compartilhando Saberes, que cuida da saúde mental das pessoas, nesta sala também temos a atuação do PIM (Primeira Infância melhor) onde as meninas trabalham com as crianças”, disse Leticia Castilhos.

Aproximadamente 3.500 pessoas e em torno de 900 famílias residem no bairro São José, que é composto pelos loteamentos Vida Nova, Colina Sorriso e Pequeno Operário. O novo layout do ESF São José tem como principal objetivo qualificar o atendimento na unidade, segundo declaração de Marieli Soldatelli Sandri, Secretária de Saúde. “O objetivo foi e sempre será as melhores instalações para os EFS's e principalmente para melhor acolher os pacientes que precisam do atendimento, dar atenção, dar solução, e, o melhor encaminhamento possível para o seu problema de saúde apresentado no referido momento”. Salientou Marieli.

A inauguração contou com a presença da Coordenadora Regional de Saúde, Solange Sonda, que prestigiou o novo espaço e afirmou que a população deve usufruir dessa importante ampliação. “Em especial quem ganha com isso é a população, é a população que com certeza vai poder estar aqui para usufruir de um serviço de qualidade e numa ampliação onde pode ser melhor atendido”, comentou a Coordenadora Regional de Saúde.

Solange Sonda também declarou que a união entre estado e município em benefício da comunidade é essencial “é importante sempre a união, porque uma pessoa sozinha não faz diferença, agora se todos se unirmos em prol da comunidade a gente consegue fazer a diferença”, avalia Solange Sonda, Coordenadora Regional de Saúde.

O Prefeito de São Marcos Démetrio Carlos Lazzaretti também esteve presente na inauguração da ampliação do ESF São José juntamente com a Vice-Prefeita Fabiana Dutra de Oliveira. Demétrio avaliou a situação de São Marcos e declarou que o empenho dos profissionais envolvidos foi o diferencial para a realização da ampliação que melhorou o atendimento da comunidade “(boa vontade e emprenho) que eles realmente sejam o diferencial para nós darmos o atendimento que a população precisa e merece porque isso é o diferencial entre uma vida sadia e de bem-estar e entre o sofrimento que nós todos devemos estar empenhados em diminuir e se possível eliminar”, disse o Prefeito.

Na foto: Coordenadora Regional de Saúde Solange Sonda, Secretária de Saúde Marieli Soldatelli Sandri, Prefeito Demétrio Carlos Lazzaretti e Coordenadora do ESF São José Leticia Castilhos.

Foto: Assessoria de Comunicação