Campanha contra Influenza 2016 começa no dia 26 de abril em São Marcos.

11/04/2016

A 18ª Campanha Nacional contra a Influenza 2016 vai iniciar no próximo dia 25 de abril até dia 20 de maio no Rio Grande do Sul. Em São Marcos, em função do feriado do dia 25 de abril, a campanha vai começar no dia 26.

O dia D da Campanha Nacional contra a Influenza em São Marcos vai ser no dia 30 de abril, onde todas as unidades de saúde estarão abertas para receber os grupos prioritários. Os horários de atendimento variam de unidade para unidade, confira o horário de atendimento na unidade mais próxima de você:

-ESF Doncatto; ESF São José; ESF Nicoletti: 8h ao 12h e das 13h às 17h

-Centro de Saúde: 8h às 17h - sem fechar ao meio dia

-Posto de saúde de Pedras Brancas: 8h ao 12h

O público alvo são gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebês até 45 dias), idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos. Para portadores de doenças crônicas tem direito a vacina mediante a atestado médico, população indígena e população privada de liberdade junto com funcionários do sistema prisional.

No total são mais de 6.473 pessoas que serão vacinadas durante a campanha. A meta é atingir pelo menos 80% de cada grupo prioritário. A vacina contra a Influenza tem características trivalente, protege contra os vírus: Influenza H1N1, H3N2 Influenza B. A vacina porderá ser aplicada juntamente com as demais vacinas do calendário básico de vacinação.

Não deixe de se prevenir contra a Influenza, abaixo algumas dicas para manter-se livre da doença:

-Frequente higienização das mãos. Na impossibilidade disto, usar álcool gel;

-Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

-Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir (não com as mãos);

-Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

-Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

-Manter os ambientes bem ventilados;

-Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

-Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;

-Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

-Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;