ATENÇÃO SÃO MARCOS: Encontradas 3 novas larvas e um mosquito em fase adulta da espécie Aedes Aegypti

16/04/2016

Na última terça-feira, dia 12 de abril, durante o trabalho rotineiro feito por uma equipe da Vigilância Ambiental, foram encontradas 3 larvas, em uma armadilha localizada no bairro Henrique Pante. As larvas foram enviadas até ao LACEN (Laboratório Central do Estado), em Porto Alegre, para análise de sua espécie. Após a confirmação do resultado do laboratório foi constatado que se tratava de larvas do mosquito Aedes Aegypti.

No mesmo dia, um morador do bairro Polo, ao observar um mosquito e achá-lo suspeito, efetuou a captura do mesmo, levou até a sala da Vigilância localizada na Secretaria Municipal de Saúde. O mesmo foi enviado juntamente com as larvas da armadilha para o LACEN. A resposta referente ao mosquito (adulto) chegou na tarde dessa sexta-feira, dia 15 de abril, confirmando ser também da família Aedes aegypti.

Com os resultados vindos rapidamente pelo laboratório de Porto Alegre todos os integrantes da Vigilância Ambiental, Epidemiológica e também Agentes Comunitárias de Saúde e demais integrantes do sistema público de São Marcos estão em uma Força Tarefa para tentar controlar e se possível erradicar o avanço do mosquito em nosso município. Se tratando de um surto em todo país temos que ter a consciência que estamos vivenciando algo grave.

Desta forma ressaltamos, mais uma vez, o engajamento de todos os habitantes do município para ficarem alerta, cuidarem de suas moradias, quarteirões e bairros para que este não seja mais um motivo de preocupações para todos. A qualquer momento a população poderá entrar em contato com os órgãos responsáveis para esclarecimentos, denúncias e outras dúvidas que surgirem.

As armadilhas localizadas por todo o perímetro urbano do município de São Marcos foram instaladas pelos agentes da Vigilância Ambiental, não havendo quaisquer ligações com os moradores que residem ao redor delas.

Telefone da Vigilância em Saúde: 54 3291 6428 | Meio ambiente: 3291 9900

Aguardem mais informações