LARVA DE AEDES ENCONTRADA

22/09/2016

A Vigilância em Saúde comunica que foi encontrada uma larva da espécie Aedes Aegypti nesta semana.

Na rotina diária da fiscalização das armadilhas espalhadas pelo município, uma agente de campo encontrou a mesma no Bairro Polo.

Visto que o início das estações de temperatura mais elevada (primavera e verão) e assim se intensifica a presença de larvas, solicitamos que os moradores não esqueçam dos cuidados rotineiros, pois com este achado a preocupação com possíveis casos da doença relacionada a este vetor redobra.

COMO PREVENIR:

Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.

Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar lixo em terrenos baldios.

Lavar principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.

Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje.

Embale para recolhimento todas as garrafas pet e de vidro vazias que não for usar. As garrafas de vidro não descartadas devem ser guardadas de boca para baixo ou em local coberto.

Manter bem tampados tonéis e barris de água.

Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas.

Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.

Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mante-los, guarde-os em local coberto.

Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Manter a caixa dágua sempre fechada com tampa adequada

Se o mosquito pode matar, ele não pode nascer. Lembrando que as denúncias e esclarecimentos podem ser tirados na Vigilância em Saúde, por meio do telefone (54) 3291 6428.

Foto: Internet