Mobilização contra a Dengue

30/11/2016

No dia 27 de novembro, ficou estabelecido, em videoconferência ocorrida na Sala Estadual de Coordenação e Controle para Enfrentamento do Aedes, juntamente com a Educação e o exército, que no dia 02 de dezembro será o Dia de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti. Esta mobilização servirá como um alerta de que todo dia é dia de enfrentar este vetor, mas que primordialmente toda sexta-feira estas ações devem se intensificar.

A campanha traz como tema “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate". A nova campanha do Ministério da Saúde, de conscientização para o combate ao mosquito, alerta para as consequências das doenças Chikungunya, Zika vírus e Dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes.

A campanha enfatiza a frase: “Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar”. Esta será veiculada na TV, rádio, internet, redes sociais, além de pontos de ônibus e outdoors no período de 24 de novembro a 23 de dezembro.

Em São Marcos, a Vigilância em Saúde do município estará fazendo um pedágio educativo em frente ao Banco do Brasil, tanto no período da manhã como à tarde. Serão entregues folders e os agentes ali presentes poderão sanar dúvidas da população. No mesmo dia será feito mais um dia D, como ocorre semanalmente através das Agentes Comunitárias de Saúde e Vigilância. Na presente data o centro será o bairro abordado, portanto pede-se a colaboração de todos para que deixem os agentes visitarem suas residências e as áreas que não forem englobadas neste período, os próprios moradores façam esta limpeza.

É importante que haja uma mobilização da sociedade, órgãos públicos e comércio, retomando o engajamento necessário para o enfrentamento do Aedes. Participe!

Atenciosamente,

Vigilância em Saúde