Vigilância Ambiental: comprometimento com a saúde

12/12/2016

A Vigilância Ambiental em Saúde, enquanto poder público visa promover a saúde pública por meio de ações que proporcionem a detecção de qualquer mudança no ambiente evitando transmissão e contagio de doenças por meio de vetores e zoonoses, a fim de evitar quaisquer agravos à saúde.

É de competência também desta vigilância verificar a qualidade da água, a exposição da população aos poluentes do ar e a exposição a componentes químicos, seja de forma direta ou em parceria com outros órgãos e secretarias.

Hoje a principal infestação em nosso município é referente a carrapatos. Este vetor pode transmitir uma variedade de agentes patogênicos tanto para os animais como para o homem. Desta forma, a principal obrigação do poder público é fazer a coleta destes parasitas e enviar para análise a fim de saber o risco de transmissão de doenças para a população humana, além de orientações aos moradores. Ou seja, a limpeza e organização do local e dos animais infestados é obrigação do próprio morador, que será auxiliado pelo setor público, porém não pode depender apenas deste.

Ressalta-se que estão sendo feitas visitas constantes e periódicas nestas residências para acompanhamento, sendo que a orientação aos munícipes nunca deixou de ser passada. Todas as ações desenvolvidas neste setor precisam ser de conhecimento da população, sabendo esta exatamente de que forma cobrar e como se envolver.