PREFEITURA DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO AS CHUVAS

08/06/2017

Hoje pela manhã o prefeito Evandro Kuwer assinou o Decreto N° 3.401, que declara situação anormal caracterizada como “Situação de Emergência” em São Marcos, devido a forte precipitação pluviométrica ocorrida nos últimos 15 dias.

O documento justifica e explica que a decisão foi baseada nas constantes chuvas que estão ocorrendo no município, quase que ininterruptamente desde o dia 23 de maio de 2017, bem como o vendaval ocorrido na madrugada de hoje, que atingiu principalmente o bairro Francisco Doncatto e a área rural.

O forte temporal também prejudicou instituições de ensino que tiveram os telhados destruídos, como é o caso da Escola de Educação Infantil Criança Feliz. Contudo, conforme o prefeito, as mais afetadas foram as estradas no interior, que estão parcialmente destruídas, com risco de desabamento de terras e desmoronamento, em especial a estrada 500 que liga São Marcos a Flores da Cunha, através da comunidade de Santo Henrique."As chuvas e os ventos resultaram grandes prejuízos econômicos e sociais para São Marcos. Foram perdas para a agricultura e a pecuária, nas plantações, nas estradas, nas pastagens; sem contar que temos estradas intransitáveis, prédios públicos com danos materiais e algumas casas destelhadas", justificou o prefeito.

O decreto já foi encaminhado a Defesa Civil do Estado e será analisado para posterior resposta dos órgãos competentes.

FOTO: MAICON ROSSI