Milhares prestigiaram Caminhada Cívica em São Marcos neste sábado

04/09/2017

Ponto alto da programação da Semana da Pátria no Município teve participação dos soldados do 3º GAAAE, de Caxias do Sul, bandas marciais de cidade vizinhas além de entidades e escolas de São Marcos.

No último sábado, dia 2 de setembro, aconteceu o Desfile Cívico dentro da programação da Semana da Pátria em São Marcos. Com o tema “Brasil: resgatando valores e diferentes saberes”, o evento reuniu 31 instituições e entidades locais e de cidades vizinhas. Milhares de pessoas prestigiaram a caminhada, que teve início ás 14h, na Rua Osvaldo Aranha, no centro da cidade.

O Desfile Cívico é organizado anualmente pela Prefeitura de São Marcos, por meio da Secretaria de Educação. A gestora da pasta, Tatiane Borguetti Zulian, apontou a necessidade de ser exemplo de boas ações às crianças e jovens.

“O culto à Pátria deve fazer parte do nosso cotidiano como expressão de um sentimento de pertencimento a uma nação que se constrói no dia a dia, a partir das ações de cada um”, disse Tatiana. “Pátria é o lugar onde vivemos, é a nossa cidade, nosso bairro, nossa escola, a nossa casa, infelizmente não poderemos mudar o mundo, mas podemos contribuir para a construção de um mundo melhor, não adianta apenas criticar, é preciso acreditar e lutar para fazer do Brasil um país maravilhoso’’ finalizou a Secretária em seu pronunciamento.

Já o prefeito de São Marcos Evandro Kuwer, destacou a atual situação política em que o Brasil se encontra, enfatizando a necessidade de se ter fé e acreditar num futuro melhor.

“Vivenciamos uma época em que precisamos, mais do que nunca, de um novo grito de liberdade, para nos livrar da corrupção, da falta de ética que acompanhamos todos os dias no cenário político e que repercute diretamente em nossas vidas, é difícil falar de resgate de valores ético e morais, temos orgulho do nosso passado mas pouca esperança em nosso futuro, contudo, não podemos deixar de lutar pela nossa nova independência, precisamos voltar a ter fé e acreditar que tudo irá melhorar” disse o Prefeito Evandro Kuwer.

Abriram os desfiles, os soldados do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul, seguido pela Brigada Militar e Corpo de Bombeiros de São Marcos. Após, o Grupo de Escoteiros Tabajara e a Banda Municipal de São Marcos se apresentaram para os milhares de espectadores que estiveram prestigiando o evento.

Todas as escolas da rede pública municipal, estadual, particular e escolas de educação infantil no Município desfilaram. A Apae São Marcos e o Grupo AFA/AMSM de TAEKWONDO, a Banda Marcial Emílio Meyer, de Caxias do Sul e a Escola Palavra da Vida da Igreja Assembléia de Deus também participaram.

Por último, os CTG’s Porteira da Serra e Tio Carlo, Piquetes e Cavalarianos de São Marcos, representaram os tradicionalistas.

Confira galeria de fotos da Caminhada Cívica deste ano em nossa página no facebook: https://www.facebook.com/pg/prefeiturasaomarcos/photos/?tab=album&album_id=1135085506624186