Em São Marcos, Festejos Farroupilhas iniciaram oficialmente neste domingo (10)

11/09/2017

Chama Crioula foi trazida de Caxias do Sul e recebida por tradicionalistas no CTG Porteira da Serra. Após, foi celebrada Missa Crioula e servido almoço, nas dependências do CTG. O evento tem o apoio da prefeitura através da Secretaria de Cultura Desporto e Turismo e a programação segue até o dia 20, com diversas atividade es trações.

A chegada da Chama Crioula à São Marcos, na manhã deste domingo, dia 10, deu início aos Festejos Farroupilhas no município. A Centelha Crioula foi acesa na sede da 25ª Região Tradicionalista, em Caxias do Sul, de onde foi trazida de carro pela equipe da Secretaria de Turismo até a Ponte do Rio São Marcos, divisa entre os dois municípios.

Da ponte um grupo de aproximadamente cem cavalarianos trouxe a Chama via Rota Saonda, até o quartel da Brigada Militar e após até o CTG Porteira da Serra, onde foi celebrada Missa Crioula e após servido almoço para os participantes.

Os Festejos Farroupilhas deste ano estão sendo organizados por uma comissão, formada pelos tradicionalistas Claudio Varela, coordenador geral do evento, Luciano Tomiello, responsável pela campeira e Roque Castilhos pela parte artística. O evento tem o apoio da Prefeitura de São Marcos através da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo.

O Prefeito Evandro Kuwer e a diretora e Turismo, Géssica Gozzi, acompanharam a chagada da Chama Crioula ao município. Géssica destaca a grande participação dos tradicionalistas neste ano.

“Tivemos um grande número de participantes, onde todas as entidades estavam representadas, me chama atenção a participação das crianças, demonstrando a continuidade da tradição gaúcha e também a participação das prendas do município, esperamos que este engajamento continue nos próximos dias, até o final da programação” declarou a diretora.

Já o prefeito Kuwer, que também é tradicionalista, manifestou agradecimentos às entidades envolvidas na organização dos festejos e o convite para que a população prestigie e participe da programação.

"É um momento para resgatar e cultuar os costumes dos gaúchos, é muito importante a participação das entidades e principalmente dos jovens, para que nossa história e nossa cultura não se perca com o tempo, este evento é muito importante, pois através da amizade e companheirismo, mostramos aos mais novos os valores e a história deixados pela Revolução Farroupilha" destacou o prefeito.

Até o dia 20 de setembro, as comemorações reúnem oficinas, painéis e solenidades, além da gastronomia típica gaúcha, provas campeiras e bailes, visando a valorização da cultura e da tradição. As atividades acontecerão no Parque de Eventos Albino Ruaro e no CTG Porteira da Serra.

Confira a programação na íntegra:

11/09/2017 – SEGUNDA-FEIRA

• 08:00 – Hasteamento das bandeiras a cargo da Escola Municipal E. F. Antônio Pessini

12/09/2017 – TERÇA-FEIRA

• 08:00 – Hasteamento das bandeiras a cargo da Escola Municipal E. F. Demétrio Moreira da Luz

13/09/2017 – QUARTA-FEIRA

• 08:00 – Hasteamento das bandeiras a cargo da Escola Municipal E. F. Dom José Baréa

• 14:00 – Baile Apaeano, no CTG Porteira da Serra promovido pela APAE

• 19:00 – Futebol de Bombacha no Estádio Municipal Elias Soldatelli

• 19:30 – Noite Gaúcha na Escola Estadual Maranhão

14/09/2017 – QUINTA-FEIRA

• 08:00 – Hasteamento das bandeiras a cargo da Escola Municipal E. F. Francisco Doncatto

• 15:00 – Painel e Oficina a cargo do CTG Porteira da Serra

• 17:00 – Arriamento das bandeiras

• 19:00 – Sessão solene da Câmara de Vereadores e entrega da Comanda Pe. Pedro Rizzon aos tradicionalistas homenageados, no CTG Porteira da Serra

• 20:30 – Jantar por adesão no CTG Porteira da Serra e show com Ernesto Nunes

15/09/2017 – SEXTA-FEIRA

• 08:00 – Hasteamento das bandeiras a cargo da Escola Municipal E. F. Ruy Henrique Nicoletti

• 15:00 – Painel e Oficina a cargo do CTG Porteira da Serra

• 20:00 – Entrega da premiação do Concurso de Vitrines, promovido pela CDL

• 20:30 – Lançamento do Livro Cultura e Tradição Gaúcha do autor João Valdir Lima

16/09/2017 – SÁBADO

• 08:00 – Hasteamento das bandeiras a cargo dos Piquetes de Laçadores

• 08:30 – Início das Provas: Prova de Rédeas, Dança do Cepo, Prova do Chasque a cavalo e a pé, Corrida Campeira, Laço de Vaca Parada (até 12 anos- masculino e feminino), Prova do Couro.

• 10:00 – Laço Piá, Guri, Veterano, Vaqueano, Prenda, Sênior, Coordenador e Ex-coordenador, Patrão e Capataz, Irmão, Pai e Filho (a).

• 12:00 – Almoço das Entidades Tradicionalistas por adesão a cargo do CTG Tio Carlo e CTG Porteira da Serra, no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol.

• 17:00 – Arriamento das bandeiras a cargo do Grupo de Escoteiros Tabajara

• 21:30 – Baile oficial da Semana Farroupilha com OS QUERAS DA VACARIA, no CTG Porteira da Serra

17/09/2017 – DOMINGO

• 10:00 – Início do Campeonato Municipal de Laço na Cancha Ricieri Bertolazzi