São Marcos esteve representado no 1° Seminário Rural do CONSEMA

11/09/2017

Encontro aconteceu no dia 5 de setembro em Porto Alegre, com o tema: Sucessão e a Migração no Meio Rural. O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente avalia a situação do jovem são-marquense no campo.

A prefeitura municipal de São Marcos participou do evento, que abordou temas como alternativas para reverter o processo de migração da população rural, exemplos bem-sucedidos vivenciados por jovens rurais no Rio Grande do Sul além de exemplos de políticas públicas voltadas a juventude rural do campo.

O evento oportunizou a troca de experiências e avaliação das ações que o poder público municipal está executando para manter os jovens rurais no campo com renda e qualidade de vida.

Participaram do evento, o Secretário Fabiano Varela, representando a prefeitura, a vereadora Ivana Maria Mioto Polo e a representante da Ascar/Emater em São Marcos, Deise Renon. Para Fabiano, o jovem são-marquense inserido no meio rural é participativo e tende a permanecer no campo.

“Este seminário foi muito proveitoso, na medida em que nos traz novas alternativas para evitar o êxodo rural, que diga-se de passagem, em São Marcos não é grande” revela o secretário. Fabiano antecipou que, para o ano de 2018 há oito cursos de capacitação programados pela secretaria, voltados para o jovem agricultor.

“Neste dia 26 de setembro vamos levar os jovens empreendedores para o 1º Seminário de Agroindústria, em Bento Gonçalves” informa Varela.

“O jovem no meio rural em São Marcos é participativo, sempre busca aperfeiçoamento e tende a permanecer no campo, inclusive muitos estão retornando para as atividade agrícolas” finaliza.

A Emater, que mantém convênio com a prefeitura, também desenvolve um programa de gestão rural, refletindo na permanências das atividades.

Foto: Assessoria Emater