São Marcos participa de Censo de Línguas promovido pela Amesne

11/09/2017

Representantes de 17 municípios participaram de treinamento realizado em Vila Flores no último mês. Coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação representaram São Marcos. Censo busca fortalecer a cultura e o turismo na região. Formulário estão sendo entregues à população.

No último dia 28 de agosto, as coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de São Marcos, Daiane Marcarello Vanas e Ruthinéa Toscan Rizzon, estiveram no município de Vila Flores participando de treinamento sobre o Censo de Línguas Faladas, que está sendo aplicado pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

O objetivo é diagnosticar o patrimônio vivo de línguas, através de um questionário padrão para a ser preenchido e que está sendo distribuído à população, com questões como o tempo de residência no município, total de moradores no domicílio, idades e quais línguas são faladas ou entendidas. Entre as opções estão: Talian (ou dialetos italianos), Alemão (gramatical e dialetos), Polonês, Kaingang, Italiano gramatical, Espanhol e Inglês. Há também a alternativa para indicar outro idioma.

Conforme Daiane, que também é a coordenadora do Censo das Línguas em São Marcos, os formulário estão sendo entregues às famílias através das escolas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e também pelas zeladoras das capelinhas em cada comunidade.

Após reunirem os dados, cada município irá lançar o material em uma planilha eletrônica do censo, que foi apresentada na reunião. A Amesne vai receber a planilha de todos os municípios e fazer as totalizações, gráficos e análises.

Em São Marcos, o prazo previsto para entrega dos formulários preenchidos é até final de outubro.

Mais informações junto a Secretaria de Educação ou através do telefone (54) 3291-1405.

Foto: Francine Ghiggi/Prefeitura de Vila Flores