Festival Brasileiro de Música de Rua acontecerá em novembro em São Marcos

18/09/2017

Na sexta-feira, dia 15, foram definidas as datas para a realização do Festival Brasileiro de Música de Rua em São Marcos. O evento terá três encontros e o festival será no dia 19 de novembro, na Praça Dante Marcucci. O Festival está no sexto ano e em 2017 é realizado integrando seis cidades da Serra.

Na sexta-feira, dia 15, na Secretaria de Cultura, Deposto e Turismo de São Marcos, foram definidas as datas para o Festival Brasileiro de Música de Rua. Na ocasião, a diretora de Cultura, Géssica Gozi, recebeu os promotores do Festival, Luciano Balen e Daiane Luza. Em julho, os organizadores estiveram no município a pedido da vereadora Patrícia Camassola Tomé, que em reunião com o Secretário Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo Alves da Silva, solicitou que São Marcos recebesse eventos culturais, o qual sugeriu o Festival. No primeiro encontro foram apontados os requisito para que São Marcos pudesse receber o evento cultural.

Há 6 anos as cidades da Serra Gaúcha abrem seus espaços públicos para o Festival Brasileiro de Música de Rua. Em 2017, só em Caxias do Sul foram mais de 50 shows. Agora na Etapa Integração Regional, Bento Gonçalves e Gramado foram palco, em Garibaldi o Festival acontece neste dia 24 de setembro. Já em Flores da Cunha será no dia 22 de outubro e em 19 de novembro será a vez de São Marcos receber os artistas e bandas de diversos gêneros que compõem o evento.

O Festival consiste na movimentação com concertos ao ar livre, espaços de formação e ações de formação de público. A programação conta com mais de 150 atividades musicais, entre concertos gratuitos, oficinas, debates e exibições de cinema. A diversidade é uma das características do Festival Brasileiro de Música de Rua que representa o encontro da música popular com a música erudita, da música eletrônica com a música de raiz, do rap com a música gaúcha, da música do Pará com a música contemporânea da América Latina que fala espanhol.

Criado para incentivar a ocupação dos espaços públicos das cidades da Serra Gaúcha com música, além de concertos gratuitas ao ar livre, o Festival também é um espaço de conexão cultural, conectando as cidades da Serra com as cidades da música na América Latina. Em 2017 o Festival recebe artistas de todo o Brasil, Argentina, Uruguai, Chile promovendo o intercâmbio cultural.

Além dos concertos ao ar livre, o Festival Brasileiro de Música de Rua apresenta oficinas em escolas com o tema da cultura hip-hop, e a Incubadora da Música, com a palestra “Viver de Música - O Negócio da Música” para músicos e produtores de diversas áreas. Os esperados food trucks, feirinha criativa e cerveja artesanal também acompanham o Festival na etapa Serra Gaúcha - Integração Regional.

Em São Marcos, no dia 24 de outubro serão apresentados documentários e no dia 31 acontecerá a Incubadora da Música. Já o Festival será no dia 19 de novembro, na Praça Dante Marcucci. Conforme Géssica Gozzi, diretora de Cultura, restam acertar detalhes como locais e horários. As atrações que virão à São Marcos serão divulgadas em breve.

Em 2014, o Festival Brasileiro de Música de Rua foi finalista do Prêmio Brasil Criativo, chancelado pelo Ministério da Cultura. Em 2016, o público atingido foi de aproximadamente 30 mil pessoas em 6 cidades da Serra Gaúcha.

Foto: Angelo Batecini / assessoria