Agricultores de São Marcos participaram do 1º Seminário Regional de Agroindústria Familiar

29/09/2017

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Fabiano Varela, acompanhou 26 agricultores no encontro, que reuniu mais de 200 pessoas da região. O Seminário aconteceu nesta quinta-feira, dia 28, em Bento Gonçalves. A prefeitura custeou toda a despesa de transporte. Fabiano aponta a legalização da produção de vinhos coloniais como destaque do evento.

Nesta quinta-feira, 28, aconteceu o 1º Seminário Regional de Agroindústria Familiar, realizado nas dependências da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, que reuniu mais de 200 pessoas de toda a região da Serra e de diferentes pontos do Estado. O encontro foi marcado por uma diversidade de painéis, destacando temas como o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, o Projeto Piloto de Registro do Vinho Colonial e o Selo Sabor de Bento.

O evento contou com uma programação voltada à criação e regularização de empreendimentos familiares através do Programa Estadual de Agroindústria Familiar. O tema de destaque foi a questão da legalização da produção de vinhos coloniais, dentro de normas especificas que permitem produzir até 20 mil litros de vinho, feitos de uvas produzidas dentro da propriedade. A comercialização deve ser direta ao consumidor final e exclusivamente no Estado do Rio Grande do Sul, através do talão do produtor, conforme destacou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Marcos, Fabiano Varela.

“O poder público municipal acredita que agro industrialização da produção é uma forma de agregar valor à produção e principalmente uma forma de diversificar a renda da propriedade e fornecer mais alternativas a sucessão rural” ressalta Varela.

O evento também levou a Exposição de Máquinas e Equipamentos para o setor, a fim de aproximar os agricultores dos fornecedores. São Marcos esteve representado pelo secretário, que acompanhou 26 agricultores locais.

O Seminário Regional de Agroindústria Familiar contou com o apoio do Governo Estadual e Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Sindicato de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH), Sicredi, Fundação Casa das Artes e das secretarias Municipais de Turismo, Meio Ambiente e Cultura.

Mais informações sobre o Programa de Agroindústria Familiar podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura e Emater, entidade conveniada que executa o programa. A prefeitura de São Marcos custeou a viagem do grupo para o Seminário.

Foto: Rádio Difusora - divulgação