São Marcos veste rosa para lutar contra o câncer de mama

02/10/2017

Confira a programação da Secretaria de Saúde para o Outubro Rosa, mês em que as atividades preventivas se intensificam em todo Brasil. “Dia D” será em 28 de outubro, com concentração e caminhada partindo da Praça Dante Marcucci.

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em São Marcos, a Secretaria de Saúde e os postinhos dos bairros divulgam cronograma específico para a realização de exames, ações preventivas e de informação à população. Destaca-se que ações de combate e controle do câncer de mama e de útero acontecem durante o ano todo, se intensificando nesse período.

Confira o cronograma:

No sábado, dia 14, a equipe do ESF Doncatto estará participando do almoço das mulheres de motoristas, dentro da programação da Festa de Aparecida e dos Motoristas. Serão realizadas atividades de prevenção e orientação sobre o câncer de mama, com a participação da APECAN.

Atividades: teste rápido, aferição de pressão, exame clínico das mamas, entrega de material gráfico.

Na quinta-feira, dia 26, haverá promoção do Outubro Rosa no interior. Equipes da Secretaria de Saúde estarão participando, em parceria com a EMATER-RS/ASCAR de São Marcos, na realização de atividades de prevenção e orientação sobre o câncer de mama e autoexame das mamas. Também haverá presença de representantes da APECAN, com relatos de mulheres com câncer de mama.

O encontro será no salão da capela da Linha Zambicari, a partir das 13h30.

No sábado, dia 28, acontece o “Dia D”, com mobilização das unidades de saúde dos bairros Industrial, São José, Francisco Doncatto e unidade central, que abrirão das 13h até 17h, para realização de exame clínico das mamas, exame citopatológico (preventivo), teste rápido e orientações sobre autoexame.

Às 17h, haverá concentração na Praça Dante Marcucci, onde acontecerá atividade de alongamento realizada pelo Grupo de Saúde Coletiva e aferição de pressão arterial. A tarde será animada pelo DJ Vini e terá entrega de brindes.

Às 17h30, terá saída a caminhada contra o câncer de mama, em torno da praça.

Vista-se de rosa e venha participar conosco.