São Marcos também se despede de Adelar Bertussi

02/10/2017

A prefeita em exercício, Rosa Fontana, acompanhada da diretora de Cultura e Turismo Géssica Gozzi, representaram o Poder Público Municipal na cerimônia de sepultamento do músico, que teve residência em São Marcos, onde manteve fortes laços de amizade.

Na manhã desta segunda-feira, dia 2, tradicionalistas da região acompanharam a cerimônia e o cortejo com o corpo do músico Adelar Bertussi, na localidade de São Jorge da Mulada, no distrito caxiense de Criúva, onde nasceu. Aos 84 anos, Adelar faleceu no último sábado em Curitiba (PR), onde estava internado por problemas de saúde.

A prefeita em exercício, Rosa Fontana, representou o Poder Executivo no ato de despedida ao músico, que foi marcado por homenagens ao som de gaitas e das canções dos Irmãos Bertussi. Rosa relembrou das visitas à casa dos Bertussi em São Marcos e de “como era bom ouvir os irmãos Adelar e Honeyde Bertussi tocarem suas músicas”.

Os ”Irmãos Bertussi“ marcaram época na música brasileira a partir de 1955, quando difundiram instrumentos musicais ( especificamente a gaita ) através do seu entreposto comercial. Criaram uma escola musical baseada na técnica apurada e na leitura musical. Isso os diferenciou na música regional.

“Éramos inclusive vizinhos do Honeyde, vimos a ascensão e também as dificuldades dessa família, em busca de seu sonhos, sempre em torno da música, isso nos deixa um legado e nos deixa orgulhosos de ter tido os Bertussi como amigos” destaca a prefeita em exercício.

Rosa Fontana lembra que de São Marcos partiam caminhoneiros, com os quais os irmãos muitas vezes pegavam caronas até São Paulo, onde gravavam seus discos e de onde o estilo musical criado por eles ganhou dimensões até então inatingíveis para a música regional.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa