Reservatórios limpos e segurança são temas da Semana Estadual da Água 2017

03/10/2017

A campanha da 24ª edição da Semana Interamericana da Água e 17ª edição da Semana Estadual da Água, foi lançada em 14 de setembro, em Porto Alegre. Neste ano, o evento acontece entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro. Confira o cronograma da campanha, que visa conscientização, para São Marcos.

A Semana da Água é promovida pela Abes-RS – seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – com apoio e parceria de instituições públicas e privadas, e atinge a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul, sendo uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Brasil e uma referência para o setor em nível internacional.

Em 2017 a temática da Semana da Água é “Água Segura = Vida Saudável - Reservatórios limpos, água protegida”, destacando ações de conscientização sobre a importância da Segurança da Água, especialmente nos cuidados de armazenamento que possam conservar e garantir a potabilidade para o consumo humano.

Um dos principais objetivos das atividades é despertar a consciência de coletividade, assim como a compreensão de que manter os reservatórios limpos e a água em condições seguras de armazenamento é responsabilidade de todos. Por meio de atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais, a ação também tem por finalidade alertar, conscientizar e mobilizar estudantes, empresários, formadores de opinião, prestadores de serviços e gestores públicos sobre a importância de preservar a água, um bem finito e indispensável para a manutenção da vida.

Em São Marcos, o Poder Público Municipal, através das secretarias de Saúde, de Educação e Vigilância Ambiental em Saúde, realizam atividades nas escolas e nas ruas durante esta semana, com apoio da empresa local Água Serra Maior, da Corsan, Emater e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Confira o cronograma:

Segunda-feira, 2 de outubro: Manhã - Palestra na APAE ministrada pela Vigilância Ambiental. Tarde - Palestra para grupo de idosos ministrada por Inês Pilatti (Emater).

Terça-feira, 3 de outubro: Manhã - 10h - Pedágio com entrega de folders e água em frente ao Banco do Brasil. Tarde - 14h - Pedágio com entrega de folders e água em frente ao Banco do Brasil.

Quarta-feira, 4 de outubro: Manhã - 8h - Cinema para Escola Orestes Manfro, para o 7º ano, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde.

Quinta-feira, 5 de outubro: Manhã - 10h - Visitação à CORSAN para a Escola Demétrio Moreira da Luz, alunos do 4º ano. Tarde - 14h - Visitação à CORSAN para a Escola Demétrio Moreira da Luz, alunos do 4º ano.
Sexta-feira, 6 de outubro: Tarde - 1430h - Teatro ‘Planetinha Natureza’ para alunos do 3º e 4º anos das Escolas Municipais e Estadual de ensino.

Foto: Angelo Batecini - Assessoria de imprensa