Base Nacional Comum Curricular foi tema de palestra para professores

05/10/2017

Na noite desta terça-feira, dia 3, 170 professores atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental em São Marcos, participaram de capacitação com o professor e doutor Delcio Antônio Agliardi.

A atividade de formação continuada para os professores, promovida pela Secretaria de Educação do Município, evidenciou os cenários da educação na perspectiva da BNCC (Base Nacional Comum Continuada), enquanto documento normativo que define um conjunto progressivo de aprendizagens essenciais para os alunos da Educação Básica.

Com o objetivo de atingir os profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de 9 anos, a palestra durou cerca de duas horas e levou ao público os pressupostos e as diretrizes da BNCC e sua influência na educação local.

O palestrante foi o professor e doutor Delcio Antônio Agliardi, que possui doutorado em Letras e mestrado em Educação. Com experiência em política educativa, é coordenador pedagógico do PRAC/UCS e professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul nos cursos de licenciaturas.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Foto: Secretaria de Educação - divulgação