Secretaria de Meio Ambiente inicia combate ao mosquito borrachudo

17/10/2017

Confira algumas medidas a serem associadas ao uso do BTI e os prazos para a aplicação. Neste mês, a prefeitura realizou curso de capacitação para aplicadores. Foram adquiridos pelo Poder Público, 500 litros do produto.

No último dia 6, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou curso de capacitação orientando aplicadores para o uso correto do BTI, larvicida biológico utilizado contra o mosquito borrachudo. Este ano, a prefeitura de São Marcos adquiriu 500 litros do produto, que começa a ser aplicado ainda este mês.

Algumas medidas devem ser tomadas, associadas ao uso do BTI, que por si só, ajuda, porém não resolve o problema a longo prazo, conforme explicou o técnico Alessandro Alessio, da Mattielo, Comércio e Representações, aos aplicadores que participaram da capacitação.

Alessio apontou a preservação de matas ciliares, o controle de matérias orgânica despejada às margens dos córregos, oriundas da pecuária e de esgoto urbano e a limpeza de arroios, como algumas medidas que contribuem para o controle e redução da população do mosquito. As larvas do borrachudo se alimentam de matéria orgânica e fazem do lixo sua moradia.

O técnico também explicou que o desequilíbrio ambiental também provoca a redução de espécies predadoras dos mosquitos, que aumenta também devido às condições climáticas da região. Chuvas frequentes e altas temperaturas favorecem a proliferação do borrachudo e ao contrário do que se pensa, eles não morrem com o inverno, apenas retardam seu ciclo de vida.

As aplicações do biolarvicida BTI, servem para o resultado a curto prazo, atuando somente na fase larval do mosquito, que se encontra presa em pedras, folhas, galhos e no lixo ao longo de arroios e riachos com água corrente.

Em São Marcos, as aplicações iniciam neste mês de outubro, nos dias 21 e 22. O produto deve ser aplicado três vezes com intervalo de 15 dias. No município o ciclo de tratamento inicia nos dias 21 e 22. A prefeitura investiu R$ 50 mil em 500 litros de BTI.