São Marcos recebe o Festival Brasileiro de Música de Rua

20/10/2017

Em outubro e novembro, São Marcos será palco do Festival Brasileiro de Música de Rua - Etapa Serra Gaúcha. Confira a programação.

Em seu sexto ano de atividades, o Festival Brasileiro de Música de Rua realiza sua primeira edição em São Marcos. Com a temática “Amor Pela Música”, a cidade será tomada pela diversidade musical com atividades de formação e apresentações musicais na rua. As atividades acontecerão nos dias 24 e 31 de outubro, com cine-debate e encontro Incubadora da Música, e dia 19 de novembro com o Festival na Rua. Todas atividades são de acesso livre.

Criado para incentivar a ocupação dos espaços públicos das cidades da Serra Gaúcha com música, o festival também é um espaço para compartilhar conhecimentos. A primeira atividade em São Marcos será o Cine Debate - Música de raiz do Rio Grande do Sul, com a exibição de três mini-documentários sobre a história da música em nosso Estado. Os docs são do Projeto Gema do Natura Musical. Após a exibição, haverá um bate-papo com a equipe do Festival. O encontro será dia 24, às 19h, no Auditório Joaquim Grison - Prefeitura.

Na semana seguinte, dia 31, será realizado o encontra da Incubadora da Música com o músico e produtor cultural Luciano Balen. A Incubadora já promoveu mais de 50 palestras e atividades sobre a temática do Negócio da Música. Tem como objetivo fomentar a economia da cultura da Serra Gaúcha e espalhar o conhecimento acerca do tema "Viver da Música". Em São Marcos, a palestra leva o título O Negócio da Música, e é destinada a músicos, produtores e todos que tenham interesse na temática. O encontro também será no Auditório da Prefeitura, às 19h.

No dia 19 de novembro será realizada o Festival na Rua, com apresentações musicais na cidade. A programação completa será divulgada em breve. O Festival Brasileiro de Música de Rua - Ano 6 - Integração Regional é financiado pelo Pró-Cultura RS - Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. Em São Marcos, acontece em parceria com a Prefeitura de Flores da Cunha e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A etapa Serra Gaúcha já aconteceu em Bento Gonçalves, Gramado e Garibaldi. Além de Flores da Cunha, São Marcos também está na programação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Festival Brasileiro de Música de Rua - Ano 6 - Etapa Serra Gaúcha - São Marcos
Cine Debate - Música de raiz do RS
Dia 24 de outubro, terça-feira, às 19h no Auditório Joaquim Grison - Prefeitura de São Marcos
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/483637302007931

Encontro Incubadora da Música
Dia 31 de outubro, terça-feira, às 19h no Auditório Joaquim Grison - Prefeitura de São Marcos
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/136768010288711

Festival na Rua
Dia 19 de novembro, domingo - Programação completa em breve.

Todas atividades são de acesso livre e entrada franca.

Realização De Guerrilha Produções e Sistema Fecomércio Sesc/RS. Financiamento Pró-Cultura RS - Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. Parceria Prefeitura de Flores da Cunha, Diretoria de Cultura e Turismo.

Facebook: facebook.com/fmusicaderua/
Instagram: instagram.com/musicaderua/
Site: festivalbrasileirodemusicaderua.com/

+ sobre o Festival Brasileiro de Música de Rua

Considerado um dos mais importantes festivais de música do Rio Grande do Sul, o Festival Brasileiro de Música de Rua já está em seu sexto ano de atividade. Neste período, o Festival soma números expressivos: já promoveu mais de 300 concertos gratuitos ao ar livre, envolvendo 140 atrações artísticas de 7 países diferentes e interagiu com um público superior a 130 mil pessoas, em diferentes cidades da Serra Gaúcha.

Em março de 2017, Caxias do Sul recebeu a primeira etapa, o Festival na Estação, que foi um marco para integração musical latino-americana, reunindo, em um final de semana, 17 artistas e grupos do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, e um público superior a 8 mil pessoas. Agora, na etapa Serra Gaúcha Integração Regional, as cidades de Bento Gonçalves, Gramado, Garibaldi, Flores da Cunha e São Marcos estão participando.

Natalia Biazus
Festival Brasileiro de Música de Rua