São Marcos - RS - Prefeitura Municipal

 

Projeto Pulando Janelas proporcionou degustação de vinhos locais

26/10/2017

O encontro aconteceu na última noite, no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol, com a participação do sommelier Vinícius Santiago, de Porto Alegre, que falou do processo que envolve a bebida, desde o cultivo das uvas até os modos de servir.

Com o envolvimento de mais de 50 professores e aproximadamente mil alunos de 12 escolas estaduais e municipais, o projeto Pulando Janelas deste ano tem o tema “Saberes e Sabores de São Marcos”. Na noite desta quarta-feira, dia 25, mais uma etapa foi concluída, em que o projeto mais uma fez jus ao tema proposto, quando foi realizada palestra com degustação de vinhos, com o sommelier Vinícius Santiago, de Porto Alegre.

O sommelier utilizou vinhos, sucos e espumantes produzidos por vinícolas locais para abordar aspectos e conhecimentos que vão desde o ponto de vista técnico, passando pela preparação do solo, influência do clima e cultivo das uvas e suas variedades, até etiqueta, modos de servir e de apreciar as bebidas, combinações e harmonizações, temperatura e modo de conservação dos vinhos e espumantes.

O Pulando Janelas é uma realização do Atuaserra em parceria com as secretarias de Cultura, Desporto e Turismo e de Educação. É um projeto interdisciplinar com a intenção de ir além da sala de aula, provocando inovação e apropriação da realidade de maneira criativa e dando uma nova dinâmica às aulas, com o intuito de buscar a qualificação, capacitação e sensibilização para a preservação e a valorização do patrimônio cultural, natural, artístico e afetivo das comunidades envolvidas, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável da atividade turística em nosso município.

Por fim, o sommelier é o especialista que trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor. Geralmente, são responsáveis por todo o processo que envolva as bebidas, desde da compra e recebimento das mercadorias até a elaboração da carta. Possuem um conhecimento aprofundado sobre vinhos, cervejas e outras bebidas.

As vinícolas envolvidas e que disponibilizaram seus produtos são: Vinhos Catafesta, Don Celesto, Monte Sant’Ana e Sinuelo.

Foto: Géssica Gozzi - diretora de turismo


Voltar Voltar
zgraf.net