São Marcos - RS - Prefeitura Municipal

 

Palestra sobre Saúde do Homem foi ministrada pela AAPECAN

17/11/2017

Nesta quinta-feira, dia 16, no Auditório da Secretaria da Saúde, aproximadamente 50 pessoas assistiram palestra com a psicóloga Franciele Guimarães.

No mês em que as atenções e ações se concentram na Saúde do Homem, a equipe da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde de São Marcos realizou palestra para servidores públicos e comunidade em geral.

Franciele Guimarães, representante da AAPECAN (Associação de Apoio a pessoas com Câncer), de Caxias do Sul, abordou temas como alimentação saldável, tabagismo e alcoolismo, sedentarismo e as várias formas de se obter maior qualidade de vida, ações preventivas de várias doenças, inclusive o Câncer de Próstata, foco da palestra.

Participaram aproximadamente 50 pessoas, na maioria servidores públicos, que puderam tirar dúvidas e ampliar o conhecimento, além de serem incentivados a tomar medidas preventivas, bem como a realizar o diagnóstico. Franciele destacou a importância de consultar um especialista com frequência e como agir, caso o home seja diagnosticado com Câncer.

Câncer De Próstata: Saiba O Que É

A próstata faz parte do sistema reprodutivo masculino, é uma glândula masculina, localizada em volta da uretra, acima da bexiga e em frente ao reto do homem.

O seu formato lembra uma pequena maçã. A próstata é a responsável pela produção do sêmem.

De acordo com pesquisas o câncer de próstata geralmente se desenvolve ao longo dos anos, e as células cancerígenas crescem lentamente. Poucos são os casos em que a doença avança em ritmo acelerado e se espalha para o restante do corpo.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é um dos cânceres que mais afetam os homens brasileiros. No Brasil esse câncer fica atrás somente do câncer de pele não-melanoma, o que causa grande preocupação entre os médicos especialistas.

O risco em desenvolver essa doença infelizmente aumenta com o passar dos anos, e o avanço da idade.

Sintomas Do Câncer De Próstata

Em boa parte dos pacientes, o câncer de próstata não fica evidente nos estágios iniciais da doença. O que pode atrapalhar a percepção da doença estando no início dela.

Outro fator que precisa ser levado em consideração e como alerta para atenção redobrada é que os sintomas dessa doença pode variar de homem para homem.

Os sintomas geralmente só aparecem quando surge algum tumor que bloqueia o trato urinário que passa pela uretra ou pelo colo da bexiga.

Você pode observar alguns sintomas mais comuns e que causam bastante desconforto, mas que na realidade não são diagnósticos para confirmar o câncer de próstata.

Esses sintomas também podem surgir em homens que estão Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), ou seja, um aumento da próstata sem relação com tumores cancerígenos malignos, então fique atento e busque auxílio com especialistas da saúde masculina:

• Dificuldades para urinar ou parar de urinar
• Aumento na frequência da urina
• Dor ao urinar
• Diminuição no fluxo urinário (retenção de líquidos)
• Sensação de inchaço na bexiga

De qualquer forma, não tire conclusões precipitadas, vá ao médico para realizar os exames necessários. E mesmo que você não sinta nenhum desses sintomas, não se esqueça de sempre consultar o médico, a prevenção sempre é o melhor remédio.

No caso daqueles pacientes em que o câncer causa um bloqueio crônico, que é a longo prazo ou que está mais avançada, pode afetar a bexiga e deixá-la suscetível a doenças infecciosas no trato urinário que podem piorar o quadro médico.

Causas

Assim como no caso de outros tipos de cânceres, ainda não conseguiram determinar o que causa o surgimento da doença. Porém, alguns fatores podem ser influenciáveis para a doença. Como a genética e a exposição recorrente a agentes tóxicos ambientais, como no caso de produtos químicos ou radioativos.

No caso daqueles em que a célula cancerígena se instala, ocorre uma mutação genética, as células do câncer de próstata se dividem criando o tumor maligno.

Caso o tumor seja muito agressivo e não seja tratado inicialmente, pode ser que ele se torne uma metástase (ele se desenvolva e se espalhe para outros órgãos e áreas do seu corpo).

Fatores De Risco

Alguns fatores de risco sugerem maior atenção e prevenção através de consulta com o médico urologista, como:

• Dieta
• Hereditariedade
• Localização geográfica
• Idade
• Homens com ascendência africana

Em geral essa doença se desenvolve em homens acima dos 65 anos, e raramente em homens mais jovens.

A questão da etnia também foi estudada, e constataram que homens com ascendência africana tinham mais propensão para o desenvolvimento do câncer de próstata.

Porém, isso não quer dizer que os homens que não façam parte dos fatores de risco acima, não possam desenvolver a doença. De acordo com estudos, existe a possibilidade de que a falta de vitamina D possa aumentar as chances da doença e do seu desenvolvimento.

A dieta também pode influenciar o surgimento do câncer, assim como de outras doenças. Existem estudos que afirmam que o consumo excessivo de produtos lácteos com alto teor de gordura e carne vermelha, porém, existe a necessidade de mais estudos.

Fatores De Risco Para O Câncer De Próstata Agressivo

Alguns fatores podem ser decisivos para o desenvolvimento do câncer de próstata agressivo. Entre elas estão:

• Obesidade
• Estilo de vida sedentário
• Consumir altos níveis de cálcio
• Fumaça

Mas poucos casos podem ser considerados como câncer agressivo.

Prevenção

Existe a importância em que os homens tenham o mesmo hábito de cuidar da saúde como as mulheres, e precisamos incentivar isso. Pense também na sua alimentação, ela pode contribuir para que no futuro você não tenha que se preocupar com muitos problemas de saúde.

Estudos apontam que a alimentação também é essencial para prevenir o câncer de próstata.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa


Voltar Voltar
zgraf.net