Black Friday: Procon de São Marcos dá 10 dicas para comprar com segurança

23/11/2017

Acontece nesta sexta-feira (24) mais uma edição da Black Friday, uma febre no comércio nacional desde 2010. Confira as dicas da coordenadora do Procon em São Marcos, Eliane Michelon Borghetti.

A ação inspirada nos mesmos moldes da campanha americana que oferece descontos atraentes, especialmente no comércio de eletrônicos. O problema é que, muitas vezes, as promoções são enganosas, com os preços sendo elevados dias antes da Black Friday e depois aplicado um falso desconto que, na realidade, não oferece redução alguma.

Para ajudar os consumidores a detectar eventuais golpes, bem como se planejarem de forma adequada para as compras na data especial, o Procon de São Marcos preparou um breve manual com 10 dias que podem aumentar a segurança de quem quer aproveitar para comprar algo. Confira a seguir!

1-Planejamento
Faça uma lista do produto que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, assim o consumidor consegue não estourar o orçamento.

2- Acompanhe a evolução dos preços dos produtos ou serviços
Anote preços e guarde as informações da pesquisa, incluindo site e data. Assim será mais fácil identificar as melhores ofertas e conferir os descontos durante a Black Friday.

3-Verifique se o site é brasileiro
Cuidado com os que são. Compras de sites internacionais estão sujeitas a outros custos nem sempre informados ostensivamente (procure informações sobre o site na aba “Quem somos/sobre nós”). Além disso, as regras do Código de Defesa do Consumidor não se aplicam nesse caso, se o site não possuir representantes no Brasil.

4-Atenção aos sites com ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto
O nome do fornecedor e os preços praticados devem estar sempre em destaque e com fácil visualização na página de venda, especialmente se o revendedor for um terceiro. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar sua pesquisa e escolha.

5-Verifique a reputação do fornecedor
O Procon de Porto Alegre divulgou os nomes das empresas mais reclamadas na última Black Friday. Para conhecê-las acesse o link: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

6-Prazo de entrega
Observe o prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal.

7-Consumidor tem 7 dias a partir da compra/entrega para cancelar a compra
Quem quiser devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, tem 7 dias para mudar de ideia. Se a compra foi feita a distância (internet ou telefone) – o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto.

8-Informe-se antecipadamente a política de troca da empresa

9-Consulte a lista de sites não recomendados.

10-Cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais
Consulte sempre a página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

Em São Marcos o Procon atende junto a Prefeitura, ou pelo telefone (54) 3291-9961.