Prefeito Kuwer participou de encontro que debateu aumento de roubos e furtos na área rural do município

24/11/2017

Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Marcos, encontro também teve a participação da Polícia Civil, Brigada Militar, Ministério Público, Inspetoria Veterinária e aproximadamente 100 pessoas, na grande maioria produtores rurais e criadores de gado.

Na oportunidade foram debatidos casos de roubos a residências, furtos de máquinas agrícolas e abigeato, ocorrências que vem tendo grande aumentos de registros no Rio Grande do Sul. Foi destacado inclusive, que o roubo e furto de animais no campo, além de trazer medo e insegurança para a população rural, também causam grandes prejuízos econômicos, genéticos e para a saúde pública.

Na última terça-feira, dia 21, no Auditório da Prefeitura, aconteceu debate promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre Poder Público, órgãos da segurança pública e comunidade, que tratou da insegurança no meio rural, principalmente dos casos de roubos a residências, furtos de máquinas agrícolas e abigeato. Conforme dados da Delegacia de Polícia Civil de São Marcos, de janeiro a novembro deste ano, já foram registrados 16 casos apenas de abigeato. Além das estatísticas apresentadas, foram discutidas medidas preventivas e repassadas orientações ao produtores rurais e produtores de gado da região de Criúva e São Marcos.

Participaram do debate o Presidente do Sindicato Rural, André Bassanessi, o Prefeito Evandro Carlos Kuwer, o Promotor de Justiça Evandro Kaltback, o Comandante da Brigada Militar Sargento Eberton dos Santos Pires, o Delegado de Polícia Luciano Pereira e a representante da Inspetoria Veterinária de São Marcos Luiza Verginia Caon.

O Prefeito Kuwer antecipou durante o encontro, que em breve serão instaladas câmeras com leitura de placas nas entradas e saídas do município, auxiliando na identificação e elucidação de casos, além de inibir a atuação de bandidos na cidade.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa