Projeto Pulando Janelas encerrou atividades deste ano

24/11/2017

Com adesão de cerca de cinquenta professores da rede municipal e estadual de ensino, o projeto envolveu aproximadamente 600 alunos de 12 escolas de São Marcos.

Na última quarta-feira, dia 22, no Auditório da Prefeitura, aconteceu o encontro de encerramento do Projeto Pulando Janelas deste ano. “Saberes e Sabores de São Marcos” foi a temática abordada, referindo-se aos diferentes saberes da culinária são-marquense e suas influências como italiana, polonesa, indígena, portuguesa e africana.

O Pulando Janelas é uma realização do Atuaserra em parceria com a Secretarias de Cultura, Desporto e Turismo e Secretaria de Educação. É um projeto interdisciplinar com a intenção de ir além da sala de aula, provocando inovação e apropriação da realidade de maneira criativa e dando uma nova dinâmica às aulas, com o intuito de buscar a qualificação, capacitação e sensibilização para a preservação e a valorização do patrimônio cultural, natural, artístico e afetivo das comunidades envolvidas, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável da atividade turística em nosso município.

Para alcançar o propósito, o trabalho foi realizado através de abordagem educativa dando um enfoque interdisciplinar, que objetiva a mudança de pensamento e comportamento, tendo os professores como principais agentes para ocorrer esta mudança.

Durante o período letivo, foram realizados 5 encontros, envolvendo cerca de 50 professores, que em sala de aula trabalharam o tema com aproximadamente 600 alunos de 12 escolas do Município.

No último encontro, o Coral Lumiar da escola Orestes Manfro recepcionou os professores. As escolas que apresentaram seus projetos, para o encerramento do projeto Pulando Janelas, foram a Escola Estadual Orestes Manfro, Escola Municipal Antônio Pessini, Escola Municipal Demétrio Moreira da Luz, Colégio Estadual Maranhão, Escola Municipal Monteiro Lobato, Escola Municipal Dom José Baréa, Escola Municipal Francisco Doncatto, Escola Estadual Giacomo Sandri e as escolas de educação infantil Pingo de Gente, Criança Feliz e Ternura.

Foto: Secretaria Municipal de Educação - divulgação