Prefeitura inicia plantio de flores em espaços públicos

12/12/2017

Horto Municipal produziu mais de 50 mil mudas após revitalização. Estão sendo plantadas 29 mil mudas das variedades target e salvia, do ciclo de verão, em canteiros e praças da cidade.

Em 2017, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Marcos reativou o Horto Municipal para produção de mudas de flores para embelezamento de áreas públicas do município. No ciclo de inverno foram produzidas 23.400 mudas de flores, das variedades boca de leão, amor perfeito e cravina. Já no ciclo de verão, foi dado início nesta terça-feira (12), o plantio de 29 mil mudas das variedades target e salvia.

Além da produção de mudas de flores e de espécies nativas, o horto municipal também está produzindo mudas de hortaliças, que estão sendo utilizadas no projeto de horta escolar da escola municipal Antônio Pessini, na localidade de São Luiz e os excedentes das mudas estão sendo cultivados pelos servidores da própria secretaria de agricultura e meio ambiente em um espaço junto ao horto municipal onde são plantadas, colhidas e encaminhados as escolas do município, afim de complementar a merenda escolar.

Além do paisagismo, as mudas produzidas no horto municipal também são utilizadas para realização de projetos pedagógicos nas escolas e entidades do município. Neste ano apresentaram projeto e foram contemplados, o Centro Ocupacional Sol Nascente, Escola Mutirão, Escola Ternura, CTG Porteira da Serra, Capelas e comunidades do interior, Igreja matriz, Escola Amor Perfeito, Escola Demétrio Moreira da Luz e Empresa Bepo.

O Horto Municipal estava abandonado e foi reativado pela atual administração, recebendo nova cobertura e sistemas de irrigação.