SINAL DIGITAL: São Marcos poderá ficar sem sinal de algumas emissoras após desligamento

15/01/2018

Em fase inicial, processo de digitalização deve ser concluído até 2023 na maioria das cidades brasileiras. Em São Marcos, apenas a RBS TV fez a conversão do sinal, as demais emissoras em operação no município ainda estão em fase de implantação. O sinal analógico será desligado em 31 de janeiro e provavelmente a população são-marquense ficará sem assistir alguns canais por algum tempo.

Enquanto nos grandes centros urbanos é difícil prever se a migração completa para a TV digital será alcançada no prazo, para as cidades menores as perspectivas são ainda mais incertas. O Ministério das Comunicações estabelece o encerramento da transmissão analógica em todo o País no final de 2018, mas para o Gired – grupo responsável por implantar a digitalização do sinal de TV no País –, a meta é pouco factível. Tanto que o grupo recomendou que o Ministério das Comunicações adiasse o prazo para migração em pequenas cidades para até 2023.

Conforme estimativas, mil cidades devem passar pela digitalização dentro do prazo determinado pelo governo. Já para as 4,5 mil cidades restantes, a transição deve demorar, porque muitas não têm nem mesmo uma emissora ou retransmissora operando em sinal digital. Além disso, antes de decretar o fim do analógico, todas as emissoras precisariam funcionar no modelo digital – uma realidade distante mesmo em cidades de médio porte.

Em São Marcos, a Prefeitura paga o aluguel do terreno onde estão instaladas as antenas de transmissão de 5 emissoras de televisão e operadoras de telefonia, além de contratar técnico responsável por manter e diagnosticar possíveis problemas, auxiliando as emissoras na manutenção dos sinais.

Destas emissoras, apenas a RBS TV possui o sinal digital instalado, SBT, Record, Bandeirantes e Rede Vida ainda estão em fase de implantação do sistema. Conforme contato entre a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Marcos com equipes técnicas das emissoras, é provável que a população local fique sem o sinal de alguns destes canais por tempo indeterminado, dependendo do cronograma de cada emissora.

Algumas já adquiriram transmissor digital para São Marcos, enquanto outras ainda não. Cada emissora fará a conversão conforme número de habitantes de cada cidade. Assim é difícil definir uma data para a implantação do sistema digital. É importante lembrar que o sinal analógico, em São Marcos, será desligado em 31 de janeiro.

Internet móvel

Ao contrário das grandes cidades, o adiamento do fim do sinal analógico de TV não vai comprometer a ampliação da oferta de 4G. Nestas localidades, a faixa de frequência de 700 MHz já está desocupada, por isso as operadoras poderiam utilizá-la desde já.