São Marcos adere ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

17/01/2018

Nesta terça-feira, dia 16, a Prefeita em Exercício Rosa Fontana, a Secretária de Assistência Social Aparecida Libardi Boff, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Fabiano Varela e a Nutricionista Marina Medeiros, estiveram em Porto Alegre para cerimônia de adesão ao Programa, que prevê repasse de R$ 120 mil que irá beneficiar a Agricultura Familiar e Entidades Assistenciais do Município.

São Marcos foi contemplada pela Secretária Estadual de Desenvolvimento Rural e pelo Ministério de Desenvolvimento Social para desenvolver no Município o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para tal, São Marcos irá contar com recurso no valor de R$ 120.000,00, utilizados para adquirir produtos da Agricultura Familiar.

O Programa viabiliza a aquisição de alimentos de produtores ou agroindústrias familiares enquadradas no Programa Nacional de Agricultura Familiar – PRONAF. Cada produtor poderá comercializar no máximo R$ 6.500,00.

Os alimentos serão destinados a entidades assistenciais devidamente habilitadas e instituições de ensino do Município.

A cerimônia de adesão e a capacitação inicial para os operadores do programa ocorreu nesta segunda-feira, dia 16, em Porto Alegre, com a participação da Prefeita em Exercício Rosa Fontana, da Secretária de Assistência Social Aparecida Libardi Boff, do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Fabiano Varela e da Nutricionista Marina Medeiros.

A partir de agora a equipe que coordena o programa terá que desenvolver um planejamento junto as entidades beneficiarias e realizar busca ativa para identificar potencias fornecedores de alimentos ao Programa. Conforme cronograma as compras devem iniciar no mês de junho.

Desde que o PAA foi instituído (2003) o Rio Grande do Sul figura como um dos estados mais beneficiados. Aqui no Estado o PAA tem se destacado na função de política de preços, agindo junto aos agricultores familiares como estímulo à produção.