FEBRE AMARELA: Confira o cronograma de vacinação em São Marcos e saiba mais sobre a doença

19/01/2018

Para otimizar a aplicação das doses da vacina contra a Febre Amarela no município, Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica elaboraram escala com dias e horários de vacinação nos Postos de Saúde do Centro e dos bairros.

Em São Marcos, não há nenhum caso de Febre Amarela, mas mesmo assim, todas as pessoas que procuram pela imunização, são vacinadas.

É importante principalmente para quem viaja para o exterior, já que alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). No site da Anvisa, há a lista desses países. Segundo a Anvisa, serão aplicadas vacinas fracionadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, com o intuito de aumentar o número de doses aplicadas. As pessoas que precisam do CIVP precisam tomar a dose inteira, pois os países que exigem o certificado não aceitam imunização com dose fracionada.

Não será emitido CIVP, em hipótese alguma, para quem apresentar comprovante de vacinação com etiqueta referente à dose fracionada. No ato da vacinação, os viajantes devem apresentar o comprovante da viagem para que possam receber a dose padrão da vacina.

Os interessados em tomar a vacina contra a Febre Amarela são orientados a levar a Carteira de Vacinação e o Cartão Nacional de Saúde - CNS. Nos postos são observados o histórico vacinal dos paciente, se já tomaram doses anteriores, indicações e restrições da vacina em cada caso.

Conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde, não há falta de vacinas em São Marcos.

Cronograma de vacinação para o município:

ESF NICOLETTI (17:30h-19:30)
ESF SÃO JOSÉ (7:30h-11:30h e 13:30h-19:30h)

ESF DONCATTO (7:30h-11:30, 13:30h-15:30h e 17:30h-19:30)

CENTRO (8h-12h e 13:30h-19h)
PEDRAS BRANCAS (7:45-11:45 e 12:45 às 16:20)

Quem não pode tomar

• Imunossupressão: Esta é principal contraindicação. Isso significa que as pessoas que por alguma razão estejam com o sistema imunológico comprometido por quaisquer doenças ativas que cursem com imunossupressão e/ou pelo uso de quaisquer medicamentos, como quimioterápicos ou corticoides em altas doses.

• Gestantes e bebês com menos de 6 meses de idade: Não devem receber a vacina da febre amarela. O vírus contido na vacina pode causar graves complicações no sistema neurológico dos bebês. As mães que amamentam bebês com menos de 6 meses de idade também não devem receber a vacina, a não ser em situações de risco muito específicas, uma vez que depois da vacina estas mães devem ficar pelo menos 10 dias sem amamentar.

• Alergia grave ao ovo: Pessoas que tem alergia importante e grave ao ovo não devem receber a vacina.