Prefeito Kuwer participou da 1ª assembleia do ano como presidente do CISGA

26/01/2018

Planejamento para 2018 e questões como segurança, meio ambiente e infraestrutura estiveram na pauta. Representantes dos 14 município que compreendem o Consórcio também discutiram a ampliação das Câmaras Setoriais, visando a qualificação das ações em conjunto.

Na última quarta-feira, dia 24 de janeiro, em Garibaldi, o Prefeito de São Marcos Evandro Kuwer, participou da 1ª assembleia do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – CISGA, na condição de presidente. Kuwer assumiu em dezembro a presidência da organização composta por 14 município da Serra.

Ele destaca que além do planejamento para 2018, que inclui a revisão de algumas questões já encaminhadas anteriormente, como o licenciamento dos softwares de execução das câmeras de videomonitoramento adquiridas em 2017, onde cada município adquiriu 3 equipamentos a serem instaladas em breve, o encontro serviu para tratar do processo de aquisição de materiais elétricos, material de expediente, material de limpeza, aquisição de mais BTI, para combater a proliferação do mosquito “borrachudo” e planejamento de compras para o ano todo através do Consorcio.

Também foi levantada a necessidade de cada cidade realizar para viabilizar a troca das lâmpadas de iluminação pública para led, para posterior compra unificada.

Um usina de compostagem e tratamento de resíduos sólidos para a região, também em fase de estudos, foi pauta importante desta reunião, aponta Kuwer.

“A principal função do CISGA é facilitar a aquisição de bens de consumo, pois quando se compra em quantidade e através do Consórcio, conseguimos qualificar e reduzir preço” afirma Evandro.

O CISGA também discute a ampliação das Câmaras Setoriais, sendo que hoje existem apenas as de Meio Ambiente e Agricultura e a de Cultura e Turismo. Pretende-se criar as câmaras de Segurança e de Saúde, permitindo desenvolver também esses setores de forma regionalizada.

Próxima será dia 21 de março na sede do CISGA em Garibaldi.