Secretaria de Obras trabalha na limpeza após chuvas do final de semana

12/02/2018

Equipes atuam na limpeza das ruas e desentupimento de bueiros. Também foram registradas quedas de muros e erosões em algumas estradas. Foram registrados dois pontos de alagamentos, no bairro Industrial e no centro, além de queda de poste no interior.

A chuva que atingiu São Marcos no último sábado, dia 10, entupiu bueiros e causou alguns danos nas estradas. Ainda no sábado, máquinas e servidores da Secretaria Municipal de Obras iniciaram ações de limpeza, remoção de entulhos e desentupimento em alguns pontos da cidade e interior do município.

Conforme dados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, foram mais de 70 milímetros acumulados no período entre a madrugada e a tarde do sábado. Durante a precipitação da tarde, foi inclusive registrada queda de granizo na Linha Zamoner, sem maiores danos aos agricultores.

No bairro Industrial, na região das empresas Bepo e Bontempo, o arroio Gravatá invadiu a rua e no centro da cidade, na Rua Alfredo de Lavra Pinto, uma galeria não suportou a vazão e transbordou. Estes pontos representam problemas crônicos que há décadas causam transtornos. Esta administração estuda sanar o problema, assim como feito no início da gestão do Prefeito Kuwer, em janeiro de 2017, logo após o Gravatá invadir moradias no centro. A Prefeitura realizou o desassoreamento do arroio nos pontos mais críticos, evitando alagamentos com as últimas chuvas.

Os alagamentos foram registrados na tarde do sábado, porém, desde a madrugada equipe da Secretaria de Obras atuou em auxílio à equipe da RGE que atendia ocorrência de queda de poste. A prefeitura cedeu uma máquina.

Em vários pontos bueiros entupiram e transbordaram além de muros que caíram com acúmulo de água. No interior, alguns trechos das estradas sofreram erosão, nos pontos recém cascalhados água acabou levando parte do material embora. Conforme o setor de Defesa Civil da Prefeitura e Corpo de Bombeiros, nenhuma avaria ou caso de maior vulto foi registrado.